A autoavaliação institucional constitui importante instrumento que a UnB
dispõe para analisar suas ações, avaliar processos e propor melhorias à
comunidade. É um momento de reflexão coletiva e diagnóstica que subsidia a
tomada de decisão e a definição de prioridades e possibilidades de
transformação na trajetória institucional. É um processo permanente de análise
das ações da Universidade, no sentido de identificar alternativas para a
superação de possíveis dificuldades na execução do seu Projeto Político
Pedagógico Institucional (PPPI), orientando a tomada de decisão da gestão
para a melhoria da qualidade da Instituição.
Dessa forma, o processo avaliativo possui um caráter tanto formativo
quanto emancipatório, dado que, à medida que a UnB pratica a reflexão, adquire
conhecimentos e fortalece as atividades e ações acadêmicas e administrativas.
Nessa trajetória, foram considerados objetivos, estratégias, metodologia,
recursos e calendário das ações avaliativas. Foram traçadas metas no sentido
de realizar análise da evolução de diferentes indicadores que exprimem o
desempenho da UnB em suas diferentes áreas de atuação, contando com o
envolvimento da comunidade acadêmica.
Espera-se que este Relatório subsidie reflexões e debates, ampliando as
fontes e as formas de obtenção de dados e a consequente abordagem analítica
e estratégica dos problemas a serem enfrentados. A CPA da UnB reconhece a
importância deste trabalho e reforça que ele não esgota o processo de
autoavaliação da Universidade, que deve ser contínuo e articulado às demais
ações da UnB, garantindo um avanço seguro e consistente de sua trajetória, que
não dependa de voluntarismos, mas de ações institucionalizadas.
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