Introdução

A Comissão Própria de Avaliação da UnB lança anualmente a consulta à comunidade acadêmica, como forma de ouvir alunos, docentes e técnicos acerca dos mais variados assuntos que permeiam a Universidade. Dessa forma, a comunidade é questionada acerca da percepção em torno de políticas acadêmicas e de gestão, planejamento, avaliação e desenvolvimento institucional e infraestrura física. A CPA espera, a partir de ações como a da Consulta à Comunidade Acadêmica, ampliar cada vez mais o envolvimento da comunidade no processo de autoavaliação institucional e assim garantir que a avaliação seja um processo sistêmico e permanente na Instituição.

Metodologia

A Consulta à Comunidade Acadêmica é realizada anualmente, desde 2014. Em 2019, a pesquisa foi realizada por meio da plataforma questionarios.unb, os dados foram armazenados em servidor próprio da Universidade e tratados pela Diretoria de Avaliação e Informações Gerenciais (DAI), vinculada ao Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO). A Consulta ficou aberta no período de novembro a dezembro de 2019.

Os resultados da Consulta à Comunidade Acadêmica 2019 são apresentados no formato global para a UnB e segmentado por unidade. Os relatórios segmentados são elaborados atendendo o critério de, no mínimo, cinco respondentes por segmento, para evitar identificação dos respondentes. O segmento que não atenda esse critério é excluído do relatório.

Este relatório apresenta os resultados da unidade Instituto de Química - IQ.

Resultados

Tabela 1: Perfil dos respondentes da Consulta à Comunidade Acadêmica
Unidade Discentes Docentes Técnicos Total
IQ 76 28 11 115
Total 76 28 11 115
Tabela 2: Tempo de trabalho na UnB
Tempo Docentes Técnicos
Até 3 anos 18% 28%
Mais de 3 anos e menos de 5 anos 10% 18%
Mais de 5 anos e menos de 10 anos 10% 46%
Mais de 10 anos e menos de 20 anos 28% 10%
Mais de 20 anos e menos de 30 anos 28%
Mais de 30 anos 4%
Tabela 3: Tempo de estudo na UnB
Tempo Discentes
Até 1 ano 32%
Mais de 1 ano e menos de 2 anos 22%
Mais de 2 anos e menos de 3 anos 24%
Mais de 3 anos e menos de 4 anos 10%
Mais de 4 anos e menos de 5 anos 14%
Mais de 5 anos 2%

Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)

À comunidade, questionou-se acerca do conhecimento sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB.

Comissão Própria de Avaliação da UnB

À comunidade, questionou-se acerca do conhecimento sobre a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UnB.

Avaliação da gestão da UnB

Tabela 4: Avaliação da gestão da UnB pelos discentes
Classe Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente Não conheço Conheço, mas nunca utilizei Sem resposta
A comunidade acadêmica é incentivada a participar da definição das políticas de gestão 9% 8% 12% 16% 8% 12% 3% 33%
As ações institucionais estão de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB 3% 3% 12% 4% 5% 39% 1% 33%
A Instituição faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 5% 8% 13% 12% 11% 18% 0% 33%
Os meios de comunicação da Instituição são eficazes 7% 13% 3% 30% 12% 3% 0% 33%
Os programas de apoio aos estudantes funcionam de modo satisfatório. 9% 8% 5% 20% 8% 11% 7% 33%
A emissão de documentos digitais estudantis como declarações, comprovante de matrícula e histórico escolar ficou mais fácil. 0% 0% 0% 4% 62% 0% 3% 32%
O sistema utilizado para a emissão de documentos digitais estudantis como declarações, comprovante de matrícula e histórico escolar funciona adequadamente. 0% 0% 0% 9% 57% 0% 3% 32%
O novo processo emissão de documentos digitais estudantis como declarações, comprovante de matrícula e histórico escolar representou uma mudança positiva em minha vida acadêmica. 0% 0% 0% 12% 54% 0% 3% 32%
É fácil realizar a solicitação de aproveitamento de estudos utilizando o Sistema Eletrônico de Informações (SEI). 0% 8% 8% 3% 7% 24% 20% 32%
O novo processo de aproveitamento de estudos, utilizando o SEI, facilitou a minha vida acadêmica. 0% 8% 11% 3% 5% 26% 16% 32%
Tabela 5: Avaliação da gestão da UnB pelos docentes
Classe Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente Não conheço Conheço, mas nunca utilizei Sem resposta
A comunidade acadêmica é incentivada a participar da definição das políticas de gestão 11% 11% 7% 32% 21% 0% 0% 18%
As ações institucionais estão de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB 4% 7% 0% 18% 39% 14% 0% 18%
A Instituição faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 11% 7% 0% 21% 21% 21% 0% 18%
A minha unidade faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 14% 7% 7% 32% 11% 11% 0% 18%
Os meios de comunicação da Instituição são eficazes 4% 14% 4% 46% 14% 0% 0% 18%
Os programas de apoio aos estudantes funcionam de modo satisfatório. 7% 7% 4% 32% 21% 11% 0% 18%
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é uma ferramenta de gestão eficaz. 0% 4% 4% 18% 54% 0% 4% 18%
O Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC) é uma ferramenta de gestão eficaz. 4% 7% 0% 18% 25% 14% 14% 18%
O Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIG-RH) é uma ferramenta de gestão eficaz. 4% 4% 0% 11% 25% 18% 18% 18%
Com o Programa Simplifica UnB, Realizar a solicitação de progressão docente ficou mais fácil. 4% 0% 4% 14% 32% 7% 21% 18%
Com o Programa Simplifica UnB, o processo de progressão docente está mais rápido. 4% 0% 4% 14% 36% 7% 18% 18%
Com o Programa Simplifica UnB, o novo Sistema de Acompanhamento de Desempenho Discente (SADD), utilizado para pedido de progressão docente, funciona adequadamente. 7% 4% 4% 11% 36% 14% 7% 18%
Com o Programa SImplifica UnB, o novo processo de aproveitamento de estudos que é encaminhado pelos estudantes por meio de SEI, tem funcionado de modo adequado. 7% 0% 4% 14% 25% 21% 11% 18%
Tabela 6: Avaliação da gestão da UnB pelos técnicos
Classe Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente Não conheço Conheço, mas nunca utilizei Sem resposta
A comunidade acadêmica é incentivada a participar da definição das políticas de gestão 27% 0% 9% 18% 0% 27% 0% 18%
As ações institucionais estão de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB 0% 0% 9% 18% 0% 45% 9% 18%
A Instituição faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 9% 18% 18% 9% 0% 27% 0% 18%
A minha unidade faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 9% 9% 18% 18% 0% 27% 0% 18%
Os meios de comunicação da Instituição são eficazes 9% 0% 0% 64% 0% 9% 0% 18%
Os programas de apoio aos estudantes funcionam de modo satisfatório. 0% 18% 9% 36% 9% 9% 0% 18%
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é uma ferramenta de gestão eficaz. 0% 0% 0% 27% 45% 9% 0% 18%
O Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC) é uma ferramenta de gestão eficaz. 9% 9% 9% 9% 18% 27% 0% 18%
O Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIG-RH) é uma ferramenta de gestão eficaz. 0% 9% 0% 18% 18% 27% 0% 18%
Com o Programa Simplifica UnB, o novo processo de aproveitamento de estudos que é encaminhado pelos estudantes por meio de SEI, tem funcionado de modo adequado. 0% 0% 0% 36% 9% 36% 0% 18%

Meios de comunicação utilizados

Tabela 7: Meios de comunicação utilizados para obter informações da UnB
Discentes Docentes Técnicos
E-mail institucional 36% 79% 73%
Facebook 28% 18% 9%
Instagram 30% 7% 0%
Jornal 7% 7% 9%
Site institucional 42% 68% 64%
Twitter 9% 11% 0%
Outros 0% 0% 0%

Ouvidoria

Tabela 8: Utilização dos serviços prestados pela Ouvidoria da UnB
Ouvidoria Discentes Docentes Técnicos
Não, mas tenho conhecimento dos serviços prestados pela Ouvidoria. 42% 78% 34%
Não, pois não tenho conhecimento dos serviços prestados pela Ouvidoria. 44% 14% 44%
Sim, e a resposta foi útil. 6% 4%
Sim, mas a resposta não foi útil. 8% 4% 22%

Infraestrutura

Tabela 9: Infraestrutura avaliada pelos discentes
Completamente Inadequado Parcialmente Inadequado Indiferente Parcialmente Adequado Completamente Adequado Não sei responder
Acesso a internet 12% 2% 66% 22%
Condições de Acessibilidade Física no Campus 14% 24% 2% 36% 12% 12%
Condições gerais dos auditórios 24% 22% 6% 30% 14% 4%
Espaços de convivência e alimentação (exceto RU) 12% 12% 8% 50% 16% 4%
Espaços de Estudo (Exceto BCE e Blocos de Salas) 6% 16% 10% 46% 22% 2%
Espaços de Estudo da BCE 4% 6% 26% 62% 2%
Espaços de Estudo dos Blocos de Salas 14% 8% 50% 26% 2%
Estacionamento 10% 14% 20% 30% 14% 14%
Iluminação Pública 36% 28% 8% 22% 6%
Instalações sanitárias 24% 52% 4% 18% 2%
Restaurante Universitário 14% 6% 6% 48% 22% 6%
Sala de Aula 4% 20% 4% 60% 12% 2%
Sala para Docente 2% 4% 20% 20% 8% 48%
Segurança do Campus 26% 30% 4% 30% 2% 6%
Suporte tecnológico para as atividades administrativas 4% 12% 22% 26% 6% 30%
Tabela 10: Infraestrutura avaliada pelos docentes
Completamente Inadequado Parcialmente Inadequado Indiferente Parcialmente Adequado Completamente Adequado Não sei responder
Acesso a internet 4% 56% 40%
Condições de Acessibilidade Física no Campus 8% 14% 48% 26% 4%
Condições gerais dos auditórios 22% 56% 22%
Espaços de convivência e alimentação (exceto RU) 4% 22% 4% 52% 8% 8%
Espaços de Estudo (Exceto BCE e Blocos de Salas) 18% 44% 22% 18%
Espaços de Estudo da BCE 4% 26% 48% 22%
Espaços de Estudo dos Blocos de Salas 4% 18% 22% 44% 14%
Estacionamento 18% 34% 48%
Iluminação Pública 14% 22% 52% 14%
Instalações da unidade de trabalho 4% 26% 40% 22% 8%
Instalações sanitárias 4% 14% 48% 34%
Restaurante Universitário 4% 4% 22% 44% 26%
Sala de Aula 26% 48% 26%
Sala para Docente 8% 14% 26% 52%
Segurança do Campus 18% 14% 4% 56% 8%
Suporte tecnológico para as atividades administrativas 8% 8% 52% 18% 14%
Tabela 11: Infraestrutura avaliada pelos técnicos
Completamente Adequado Indiferente Parcialmente Adequado Parcialmente Inadequado Completamente Inadequado
Acesso a internet 44% 12% 34% 12%
Condições de Acessibilidade Física no Campus 12% 66% 22%
Condições gerais dos auditórios 12% 12% 56% 22%
Espaços de convivência e alimentação (exceto RU) 22% 34% 34% 12%
Estacionamento 22% 44% 34%
Iluminação Pública 12% 12% 22% 22% 34%
Instalações da unidade de trabalho 22% 12% 66%
Instalações sanitárias 12% 44% 34% 12%
Restaurante Universitário 22% 44% 22% 12%
Segurança do Campus 12% 44% 22% 22%
Suporte tecnológico para as atividades administrativas 12% 56% 34%

Produção acadêmica

Tabela 12: A UnB me estimula a produzir publicações científicas, didático-pedagógicas, tecnológicas, artísticas ou culturais
Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente
Discente 22% 4% 8% 36% 30%
Docente 14% 14% 4% 30% 40%

Ações de capacitação

Aos docentes e técnicos, questionou-se acerca da participação em ações de capacitação promovidas ou custeadas pela UnB

Tabela 13: Por qual motivo você não participou?
Motivo Docentes Técnicos
Não houve disponibilidade orçamentária 6%
Não houve incentivo/apoio da chefia 12%
Não houve interesse de minha parte 24% 24%
Não houve oferta compatível com a minha área de atuação 42% 50%
Outros 18% 24%

Aspectos prioritários para o funcionamento da UnB

Tabela 14: os três aspectos prioritários mais votados pelos estudantes
Classe Investimento em pesquisa/iniciação científica Segurança Capacitação para a docência
Discentes 28% 24% 21%
Tabela 15: os três aspectos prioritários mais votados pelos docentes
Classe Infraestrutura Física Apoio/recursos nas aulas Políticas de permanência e ações afirmativas
Docentes 11% 18% 4%
Tabela 16: os três aspectos prioritários mais votados pelos técnicos
Classe Capacitação para Gestores Maior diálogo entre a gestão acadêmica e a gestão administrativa Processos mais eficientes
Técnicos 9% 18% 9%