Introdução
A Comissão Própria de Avaliação da UnB lança anualmente a consulta à comunidade acadêmica, como forma de ouvir alunos, docentes e técnicos acerca dos mais variados assuntos que permeiam a Universidade. Dessa forma, a comunidade é questionada acerca da percepção em torno de políticas acadêmicas e de gestão, planejamento, avaliação e desenvolvimento institucional e infraestrura física.
A CPA espera, a partir de ações como a da Consulta à Comunidade Acadêmica, ampliar cada vez mais o envolvimento da comunidade no processo de autoavaliação institucional e assim garantir que a avaliação seja um processo sistêmico e permanente na Instituição.
Metodologia
A Consulta à Comunidade Acadêmica é realizada anualmente, desde 2014. Em 2019, a pesquisa foi realizada por meio da plataforma questionarios.unb, os dados foram armazenados em servidor próprio da Universidade e tratados pela Diretoria de Avaliação e Informações Gerenciais (DAI), vinculada ao Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO). A Consulta ficou aberta no período de novembro a dezembro de 2019.
Os resultados da Consulta à Comunidade Acadêmica 2019 são apresentados no formato global para a UnB e segmentado por unidade. Os relatórios segmentados são elaborados atendendo o critério de, no mínimo, cinco respondentes por segmento, para evitar identificação dos respondentes. O segmento que não atenda esse critério é excluído do relatório.
Este relatório apresenta os resultados da unidade Instituto de Geociências - IG.
Resultados
Tabela 1: Perfil dos respondentes da Consulta à Comunidade Acadêmica
Unidade
|
Discentes
|
Docentes
|
Técnicos
|
Total
|
IG
|
53
|
12
|
10
|
75
|
Total
|
53
|
12
|
10
|
75
|
Tabela 2: Tempo de trabalho na UnB
Tempo
|
Docentes
|
Técnicos
|
Até 3 anos
|
|
20%
|
Mais de 3 anos e menos de 5 anos
|
8%
|
|
Mais de 5 anos e menos de 10 anos
|
|
40%
|
Mais de 10 anos e menos de 20 anos
|
58%
|
10%
|
Mais de 20 anos e menos de 30 anos
|
24%
|
|
Mais de 30 anos
|
8%
|
30%
|
Tabela 3: Tempo de estudo na UnB
Tempo
|
Discentes
|
Até 1 ano
|
42%
|
Mais de 1 ano e menos de 2 anos
|
26%
|
Mais de 2 anos e menos de 3 anos
|
18%
|
Mais de 3 anos e menos de 4 anos
|
10%
|
Mais de 4 anos e menos de 5 anos
|
2%
|
Mais de 5 anos
|
2%
|
Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)
À comunidade, questionou-se acerca do conhecimento sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB.
Comissão Própria de Avaliação da UnB
À comunidade, questionou-se acerca do conhecimento sobre a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UnB.
Avaliação da gestão da UnB
Tabela 4: Avaliação da gestão da UnB pelos discentes
Classe
|
Discordo totalmente
|
Discordo parcialmente
|
Indiferente
|
Concordo parcialmente
|
Concordo totalmente
|
Não conheço
|
Conheço, mas nunca utilizei
|
A comunidade acadêmica é incentivada a participar da definição das políticas de gestão
|
0%
|
11%
|
9%
|
23%
|
6%
|
11%
|
2%
|
As ações institucionais estão de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB
|
0%
|
0%
|
6%
|
6%
|
4%
|
47%
|
0%
|
A Instituição faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna)
|
0%
|
2%
|
6%
|
11%
|
13%
|
28%
|
2%
|
Os meios de comunicação da Instituição são eficazes
|
2%
|
9%
|
2%
|
30%
|
15%
|
2%
|
0%
|
Os programas de apoio aos estudantes funcionam de modo satisfatório.
|
0%
|
11%
|
4%
|
26%
|
9%
|
8%
|
2%
|
A emissão de documentos digitais estudantis como declarações, comprovante de matrícula e histórico escolar ficou mais fácil.
|
0%
|
0%
|
0%
|
2%
|
57%
|
2%
|
0%
|
O sistema utilizado para a emissão de documentos digitais estudantis como declarações, comprovante de matrícula e histórico escolar funciona adequadamente.
|
0%
|
0%
|
0%
|
4%
|
57%
|
0%
|
0%
|
O novo processo emissão de documentos digitais estudantis como declarações, comprovante de matrícula e histórico escolar representou uma mudança positiva em minha vida acadêmica.
|
0%
|
0%
|
9%
|
2%
|
49%
|
0%
|
0%
|
É fácil realizar a solicitação de aproveitamento de estudos utilizando o Sistema Eletrônico de Informações (SEI).
|
2%
|
2%
|
8%
|
8%
|
13%
|
26%
|
2%
|
O novo processo de aproveitamento de estudos, utilizando o SEI, facilitou a minha vida acadêmica.
|
0%
|
6%
|
9%
|
8%
|
6%
|
26%
|
6%
|
Tabela 5: Avaliação da gestão da UnB pelos docentes
Classe
|
Discordo totalmente
|
Discordo parcialmente
|
Indiferente
|
Concordo parcialmente
|
Concordo totalmente
|
Não conheço
|
Conheço, mas nunca utilizei
|
A comunidade acadêmica é incentivada a participar da definição das políticas de gestão
|
8%
|
33%
|
8%
|
8%
|
25%
|
8%
|
0%
|
As ações institucionais estão de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB
|
0%
|
8%
|
0%
|
17%
|
8%
|
50%
|
8%
|
A Instituição faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna)
|
0%
|
0%
|
8%
|
42%
|
8%
|
33%
|
0%
|
A minha unidade faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna)
|
17%
|
8%
|
0%
|
58%
|
0%
|
8%
|
0%
|
Os meios de comunicação da Instituição são eficazes
|
25%
|
0%
|
0%
|
42%
|
25%
|
0%
|
0%
|
Os programas de apoio aos estudantes funcionam de modo satisfatório.
|
0%
|
25%
|
0%
|
25%
|
25%
|
17%
|
0%
|
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é uma ferramenta de gestão eficaz.
|
8%
|
0%
|
0%
|
42%
|
42%
|
0%
|
0%
|
O Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC) é uma ferramenta de gestão eficaz.
|
8%
|
8%
|
8%
|
33%
|
0%
|
33%
|
0%
|
O Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIG-RH) é uma ferramenta de gestão eficaz.
|
0%
|
8%
|
8%
|
33%
|
0%
|
25%
|
8%
|
Com o Programa Simplifica UnB, Realizar a solicitação de progressão docente ficou mais fácil.
|
0%
|
0%
|
0%
|
50%
|
33%
|
8%
|
0%
|
Com o Programa Simplifica UnB, o processo de progressão docente está mais rápido.]
|
0%
|
8%
|
8%
|
17%
|
50%
|
8%
|
0%
|
Com o Programa Simplifica UnB, o novo Sistema de Acompanhamento de Desempenho Discente (SADD), utilizado para pedido de progressão docente, funciona adequadamente.]
|
0%
|
0%
|
0%
|
58%
|
25%
|
8%
|
0%
|
Com o Programa SImplifica UnB, o novo processo de aproveitamento de estudos que é encaminhado pelos estudantes por meio de SEI, tem funcionado de modo adequado.
|
0%
|
0%
|
8%
|
25%
|
25%
|
33%
|
0%
|
Tabela 6: Avaliação da gestão da UnB pelos técnicos
Classe
|
Discordo totalmente
|
Discordo parcialmente
|
Indiferente
|
Concordo parcialmente
|
Concordo totalmente
|
Não conheço
|
Conheço, mas nunca utilizei
|
A comunidade acadêmica é incentivada a participar da definição das políticas de gestão
|
20%
|
10%
|
0%
|
30%
|
10%
|
0%
|
0%
|
As ações institucionais estão de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB
|
0%
|
10%
|
10%
|
0%
|
10%
|
30%
|
10%
|
A Instituição faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna)
|
0%
|
0%
|
20%
|
0%
|
10%
|
40%
|
0%
|
A minha unidade faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna)
|
10%
|
0%
|
0%
|
30%
|
10%
|
20%
|
0%
|
Os meios de comunicação da Instituição são eficazes
|
0%
|
0%
|
0%
|
50%
|
20%
|
0%
|
0%
|
Os programas de apoio aos estudantes funcionam de modo satisfatório.
|
10%
|
0%
|
0%
|
30%
|
10%
|
10%
|
10%
|
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é uma ferramenta de gestão eficaz.
|
0%
|
10%
|
0%
|
10%
|
50%
|
0%
|
0%
|
O Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC) é uma ferramenta de gestão eficaz.
|
20%
|
0%
|
0%
|
20%
|
20%
|
10%
|
0%
|
O Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIG-RH) é uma ferramenta de gestão eficaz.
|
10%
|
20%
|
0%
|
30%
|
20%
|
0%
|
0%
|
Com o Programa Simplifica UnB, o novo processo de aproveitamento de estudos que é encaminhado pelos estudantes por meio de SEI, tem funcionado de modo adequado.
|
0%
|
0%
|
10%
|
20%
|
0%
|
40%
|
0%
|
Meios de comunicação utilizados
Tabela 7: Meios de comunicação utilizados para obter informações da UnB
|
Discentes
|
Docentes
|
Técnicos
|
E-mail institucional
|
26%
|
67%
|
60%
|
Facebook
|
19%
|
25%
|
10%
|
Instagram
|
25%
|
8%
|
0%
|
Jornal
|
11%
|
8%
|
10%
|
Site institucional
|
36%
|
58%
|
50%
|
Twitter
|
11%
|
0%
|
0%
|
Outros
|
0%
|
0%
|
0%
|
Ouvidoria
Tabela 8: Utilização dos serviços prestados pela Ouvidoria da UnB
Ouvidoria
|
Discentes
|
Docentes
|
Técnicos
|
Não, mas tenho conhecimento dos serviços prestados pela Ouvidoria.
|
48%
|
54%
|
28%
|
Não, pois não tenho conhecimento dos serviços prestados pela Ouvidoria.
|
34%
|
18%
|
14%
|
Sim, e a resposta foi útil.
|
16%
|
18%
|
14%
|
Sim, mas a resposta não foi útil.
|
4%
|
10%
|
42%
|
Infraestrutura
Tabela 9: Infraestrutura avaliada pelos discentes
|
Completamente Inadequado
|
Parcialmente Inadequado
|
Indiferente
|
Parcialmente Adequado
|
Completamente Adequado
|
Não sei responder
|
Acesso a internet
|
|
12%
|
|
54%
|
34%
|
|
Condições de Acessibilidade Física no Campus
|
10%
|
28%
|
|
38%
|
22%
|
4%
|
Condições gerais dos auditórios
|
12%
|
38%
|
4%
|
22%
|
22%
|
4%
|
Espaços de convivência e alimentação (exceto RU)
|
4%
|
16%
|
6%
|
54%
|
16%
|
6%
|
Espaços de Estudo (Exceto BCE e Blocos de Salas)
|
6%
|
16%
|
6%
|
46%
|
22%
|
4%
|
Espaços de Estudo da BCE
|
|
4%
|
4%
|
44%
|
46%
|
4%
|
Espaços de Estudo dos Blocos de Salas
|
|
16%
|
4%
|
46%
|
18%
|
16%
|
Estacionamento
|
6%
|
16%
|
18%
|
38%
|
18%
|
4%
|
Iluminação Pública
|
24%
|
24%
|
4%
|
32%
|
16%
|
|
Instalações sanitárias
|
16%
|
38%
|
|
38%
|
10%
|
|
Restaurante Universitário
|
4%
|
6%
|
10%
|
44%
|
38%
|
|
Sala de Aula
|
6%
|
12%
|
6%
|
50%
|
24%
|
|
Sala para Docente
|
4%
|
6%
|
12%
|
22%
|
12%
|
44%
|
Segurança do Campus
|
22%
|
24%
|
10%
|
38%
|
6%
|
|
Suporte tecnológico para as atividades administrativas
|
4%
|
12%
|
10%
|
44%
|
12%
|
18%
|
Tabela 10: Infraestrutura avaliada pelos docentes
|
Completamente Inadequado
|
Parcialmente Inadequado
|
Indiferente
|
Parcialmente Adequado
|
Completamente Adequado
|
Não sei responder
|
Acesso a internet
|
10%
|
28%
|
|
46%
|
18%
|
|
Condições de Acessibilidade Física no Campus
|
10%
|
46%
|
|
28%
|
18%
|
|
Condições gerais dos auditórios
|
|
10%
|
10%
|
72%
|
|
10%
|
Espaços de convivência e alimentação (exceto RU)
|
18%
|
36%
|
|
28%
|
18%
|
|
Espaços de Estudo (Exceto BCE e Blocos de Salas)
|
18%
|
18%
|
10%
|
36%
|
10%
|
10%
|
Espaços de Estudo da BCE
|
|
|
10%
|
|
46%
|
46%
|
Espaços de Estudo dos Blocos de Salas
|
|
|
10%
|
10%
|
10%
|
72%
|
Estacionamento
|
10%
|
36%
|
|
36%
|
18%
|
|
Iluminação Pública
|
10%
|
46%
|
|
46%
|
|
|
Instalações da unidade de trabalho
|
|
36%
|
|
36%
|
18%
|
10%
|
Instalações sanitárias
|
28%
|
36%
|
|
36%
|
|
|
Restaurante Universitário
|
|
10%
|
10%
|
28%
|
18%
|
36%
|
Sala de Aula
|
|
28%
|
|
54%
|
18%
|
|
Sala para Docente
|
10%
|
10%
|
|
36%
|
46%
|
|
Segurança do Campus
|
10%
|
46%
|
|
46%
|
|
|
Suporte tecnológico para as atividades administrativas
|
|
36%
|
|
36%
|
18%
|
10%
|
Tabela 11: Infraestrutura avaliada pelos técnicos
|
Completamente Adequado
|
Parcialmente Adequado
|
Parcialmente Inadequado
|
Não sei responder
|
Indiferente
|
Acesso a internet
|
14%
|
28%
|
58%
|
|
|
Condições de Acessibilidade Física no Campus
|
28%
|
28%
|
42%
|
|
|
Condições gerais dos auditórios
|
|
72%
|
|
28%
|
|
Espaços de convivência e alimentação (exceto RU)
|
|
72%
|
14%
|
14%
|
|
Estacionamento
|
14%
|
86%
|
|
|
|
Iluminação Pública
|
|
86%
|
|
14%
|
|
Instalações da unidade de trabalho
|
42%
|
42%
|
14%
|
|
|
Instalações sanitárias
|
|
58%
|
42%
|
|
|
Restaurante Universitário
|
|
58%
|
28%
|
|
14%
|
Segurança do Campus
|
|
100%
|
|
|
|
Suporte tecnológico para as atividades administrativas
|
|
58%
|
42%
|
|
|
Produção acadêmica
Tabela 12: A UnB me estimula a produzir publicações científicas, didático-pedagógicas, tecnológicas, artísticas ou culturais
|
Concordo parcialmente
|
Concordo totalmente
|
Discordo parcialmente
|
Indiferente
|
Discente
|
36%
|
38%
|
20%
|
6%
|
Docente
|
54%
|
18%
|
28%
|
|
Ações de capacitação
Aos docentes e técnicos, questionou-se acerca da participação em ações de capacitação promovidas ou custeadas pela UnB
Tabela 13: Por qual motivo você não participou?
Motivo
|
Docentes
|
Técnicos
|
Não houve interesse de minha parte
|
18%
|
24%
|
Não houve oferta compatível com a minha área de atuação
|
18%
|
76%
|
Outros
|
64%
|
|
Aspectos prioritários para o funcionamento da UnB
Tabela 14: os três aspectos prioritários mais votados pelos estudantes
Classe
|
Infraestrutura Física
|
Investimento em pesquisa/iniciação científica
|
Segurança
|
Discentes
|
19%
|
30%
|
17%
|
Tabela 15: os três aspectos prioritários mais votados pelos docentes
Classe
|
Cumprimento da carga horária
|
Manutenção
|
Maior envolvimento do técnico
|
Docentes
|
42%
|
42%
|
33%
|
Tabela 16: os três aspectos prioritários mais votados pelos técnicos
Classe
|
Capacitação para Gestores
|
Atendimento ao Público
|
Capacitação para Técnicos
|
Técnicos
|
30%
|
20%
|
20%
|