Introdução

A Comissão Própria de Avaliação da UnB lança anualmente a consulta à comunidade acadêmica, como forma de ouvir alunos, docentes e técnicos acerca dos mais variados assuntos que permeiam a Universidade. Dessa forma, a comunidade é questionada acerca da percepção em torno de políticas acadêmicas e de gestão, planejamento, avaliação e desenvolvimento institucional e infraestrura física. A CPA espera, a partir de ações como a da Consulta à Comunidade Acadêmica, ampliar cada vez mais o envolvimento da comunidade no processo de autoavaliação institucional e assim garantir que a avaliação seja um processo sistêmico e permanente na Instituição.

Metodologia

A Consulta à Comunidade Acadêmica é realizada anualmente, desde 2014. Em 2019, a pesquisa foi realizada por meio da plataforma questionarios.unb, os dados foram armazenados em servidor próprio da Universidade e tratados pela Diretoria de Avaliação e Informações Gerenciais (DAI), vinculada ao Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO). A Consulta ficou aberta no período de novembro a dezembro de 2019.

Os resultados da Consulta à Comunidade Acadêmica 2019 são apresentados no formato global para a UnB e segmentado por unidade. Os relatórios segmentados são elaborados atendendo o critério de, no mínimo, cinco respondentes por segmento, para evitar identificação dos respondentes. O segmento que não atenda esse critério é excluído do relatório.

Este relatório apresenta os resultados da unidade Instituto de Exatas - IE.

Resultados

Tabela 1: Perfil dos respondentes da Consulta à Comunidade Acadêmica
Unidade Discentes Docentes Técnicos Total
IE 203 32 7 242
Total 203 32 7 242
Tabela 2: Tempo de trabalho na UnB
Tempo Docentes Técnicos
Até 3 anos 10% 42%
Mais de 3 anos e menos de 5 anos 10% 14%
Mais de 5 anos e menos de 10 anos 18% 42%
Mais de 10 anos e menos de 20 anos 38%
Mais de 20 anos e menos de 30 anos 16%
Mais de 30 anos 10%
Tabela 3: Tempo de estudo na UnB
Tempo Discentes
Até 1 ano 38%
Mais de 1 ano e menos de 2 anos 16%
Mais de 2 anos e menos de 3 anos 8%
Mais de 3 anos e menos de 4 anos 14%
Mais de 4 anos e menos de 5 anos 14%
Mais de 5 anos 6%

Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)

À comunidade, questionou-se acerca do conhecimento sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB.

Comissão Própria de Avaliação da UnB

À comunidade, questionou-se acerca do conhecimento sobre a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UnB.

Avaliação da gestão da UnB

Tabela 4: Avaliação da gestão da UnB pelos discentes
Classe Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente Não conheço Conheço, mas nunca utilizei
A comunidade acadêmica é incentivada a participar da definição das políticas de gestão 8% 14% 9% 13% 3% 15% 3%
As ações institucionais estão de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB 0% 2% 10% 3% 1% 46% 2%
A Instituição faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 5% 6% 11% 10% 3% 28% 1%
Os meios de comunicação da Instituição são eficazes 8% 19% 5% 22% 8% 2% 1%
Os programas de apoio aos estudantes funcionam de modo satisfatório. 7% 9% 6% 19% 3% 15% 5%
A emissão de documentos digitais estudantis como declarações, comprovante de matrícula e histórico escolar ficou mais fácil. 0% 0% 1% 6% 53% 1% 2%
O sistema utilizado para a emissão de documentos digitais estudantis como declarações, comprovante de matrícula e histórico escolar funciona adequadamente. 0% 0% 0% 10% 51% 1% 2%
O novo processo emissão de documentos digitais estudantis como declarações, comprovante de matrícula e histórico escolar representou uma mudança positiva em minha vida acadêmica. 0% 0% 7% 10% 42% 4% 2%
É fácil realizar a solicitação de aproveitamento de estudos utilizando o Sistema Eletrônico de Informações (SEI). 2% 5% 3% 3% 5% 37% 10%
O novo processo de aproveitamento de estudos, utilizando o SEI, facilitou a minha vida acadêmica. 2% 2% 6% 3% 3% 37% 11%
Tabela 5: Avaliação da gestão da UnB pelos docentes
Classe Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente Não conheço Conheço, mas nunca utilizei
A comunidade acadêmica é incentivada a participar da definição das políticas de gestão 12% 16% 6% 34% 9% 6% 0%
As ações institucionais estão de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB 3% 6% 9% 16% 9% 41% 0%
A Instituição faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 0% 19% 19% 12% 9% 22% 0%
A minha unidade faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 3% 12% 12% 22% 16% 16% 0%
Os meios de comunicação da Instituição são eficazes 9% 9% 16% 44% 6% 0% 0%
Os programas de apoio aos estudantes funcionam de modo satisfatório. 6% 16% 9% 16% 6% 28% 0%
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é uma ferramenta de gestão eficaz. 0% 3% 3% 44% 34% 0% 0%
O Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC) é uma ferramenta de gestão eficaz. 3% 3% 3% 16% 0% 56% 3%
O Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIG-RH) é uma ferramenta de gestão eficaz. 0% 6% 0% 19% 0% 56% 3%
Com o Programa Simplifica UnB, Realizar a solicitação de progressão docente ficou mais fácil. 6% 16% 6% 31% 12% 9% 3%
Com o Programa Simplifica UnB, o processo de progressão docente está mais rápido.] 16% 22% 0% 25% 9% 9% 3%
Com o Programa Simplifica UnB, o novo Sistema de Acompanhamento de Desempenho Discente (SADD), utilizado para pedido de progressão docente, funciona adequadamente.] 16% 16% 0% 28% 9% 12% 3%
Com o Programa SImplifica UnB, o novo processo de aproveitamento de estudos que é encaminhado pelos estudantes por meio de SEI, tem funcionado de modo adequado. 3% 3% 3% 16% 6% 47% 6%
Tabela 6: Avaliação da gestão da UnB pelos técnicos
Classe Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente Não conheço Conheço, mas nunca utilizei
A comunidade acadêmica é incentivada a participar da definição das políticas de gestão 0% 43% 0% 29% 0% 0% 14%
As ações institucionais estão de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB 0% 0% 29% 43% 0% 14% 0%
A Instituição faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 0% 29% 0% 29% 0% 29% 0%
A minha unidade faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 0% 29% 0% 14% 14% 29% 0%
Os meios de comunicação da Instituição são eficazes 0% 43% 0% 14% 29% 0% 0%
Os programas de apoio aos estudantes funcionam de modo satisfatório. 0% 43% 0% 29% 14% 0% 0%
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é uma ferramenta de gestão eficaz. 0% 0% 0% 14% 71% 0% 0%
O Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC) é uma ferramenta de gestão eficaz. 14% 14% 29% 14% 14% 0% 0%
O Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIG-RH) é uma ferramenta de gestão eficaz. 14% 43% 14% 14% 14% 0% 0%
Com o Programa Simplifica UnB, o novo processo de aproveitamento de estudos que é encaminhado pelos estudantes por meio de SEI, tem funcionado de modo adequado. 0% 0% 0% 71% 14% 0% 0%

Meios de comunicação utilizados

Tabela 7: Meios de comunicação utilizados para obter informações da UnB
Discentes Docentes Técnicos
E-mail institucional 37% 75% 71%
Facebook 21% 3% 14%
Instagram 25% 0% 0%
Jornal 3% 3% 14%
Site institucional 45% 62% 71%
Twitter 10% 0% 0%
Outros 0% 0% 0%

Ouvidoria

Tabela 8: Utilização dos serviços prestados pela Ouvidoria da UnB
Ouvidoria Discentes Docentes Técnicos
Não, mas tenho conhecimento dos serviços prestados pela Ouvidoria. 30% 66% 84%
Não, pois não tenho conhecimento dos serviços prestados pela Ouvidoria. 60% 8%
Sim, e a resposta foi útil. 6% 8% 16%
Sim, mas a resposta não foi útil. 4% 18%

Infraestrutura

Tabela 9: Infraestrutura avaliada pelos discentes
Completamente Inadequado Parcialmente Inadequado Indiferente Parcialmente Adequado Completamente Adequado Não sei responder
Acesso a internet 4% 16% 2% 60% 20%
Condições de Acessibilidade Física no Campus 12% 16% 6% 38% 10% 16%
Condições gerais dos auditórios 20% 36% 2% 30% 8% 4%
Espaços de convivência e alimentação (exceto RU) 6% 18% 10% 50% 10% 6%
Espaços de Estudo (Exceto BCE e Blocos de Salas) 6% 24% 6% 42% 16% 8%
Espaços de Estudo da BCE 4% 4% 42% 40% 10%
Espaços de Estudo dos Blocos de Salas 4% 6% 6% 38% 24% 22%
Estacionamento 6% 24% 12% 26% 12% 18%
Iluminação Pública 24% 36% 4% 22% 6% 6%
Instalações sanitárias 38% 40% 4% 14% 4% 0%
Restaurante Universitário 6% 8% 8% 40% 28% 10%
Sala de Aula 6% 24% 8% 44% 16% 0%
Sala para Docente 4% 4% 12% 16% 14% 50%
Segurança do Campus 22% 32% 8% 24% 6% 6%
Suporte tecnológico para as atividades administrativas 10% 16% 10% 22% 6% 34%
Tabela 10: Infraestrutura avaliada pelos docentes
Completamente Inadequado Parcialmente Inadequado Indiferente Parcialmente Adequado Completamente Adequado Não sei responder
Acesso a internet 8% 78% 14%
Condições de Acessibilidade Física no Campus 18% 34% 4% 30% 14%
Condições gerais dos auditórios 30% 22% 8% 26% 14%
Espaços de convivência e alimentação (exceto RU) 26% 30% 8% 34% 4%
Espaços de Estudo (Exceto BCE e Blocos de Salas) 18% 14% 14% 26% 8% 18%
Espaços de Estudo da BCE 8% 12% 34% 8% 40%
Espaços de Estudo dos Blocos de Salas 8% 18% 14% 18% 8% 34%
Estacionamento 22% 30% 12% 34% 4%
Iluminação Pública 26% 56% 4% 12% 4%
Instalações da unidade de trabalho 12% 34% 4% 48% 4%
Instalações sanitárias 40% 34% 22% 4%
Restaurante Universitário 4% 4% 34% 12% 48%
Sala de Aula 18% 26% 12% 40% 4%
Sala para Docente 8% 12% 8% 62% 12%
Segurança do Campus 40% 40% 18%
Suporte tecnológico para as atividades administrativas 22% 12% 12% 40% 8% 8%
Tabela 11: Infraestrutura avaliada pelos técnicos
Parcialmente Adequado Parcialmente Inadequado Não sei responder Completamente Adequado Completamente Inadequado
Acesso a internet 66% 34%
Condições de Acessibilidade Física no Campus 66% 34%
Condições gerais dos auditórios 16% 84%
Espaços de convivência e alimentação (exceto RU) 16% 66% 16%
Estacionamento 34% 50% 16%
Iluminação Pública 50% 50%
Instalações da unidade de trabalho 50% 16% 34%
Instalações sanitárias 16% 50% 34%
Restaurante Universitário 16% 34% 16% 34%
Segurança do Campus 34% 34% 34%
Suporte tecnológico para as atividades administrativas 50% 34% 16%

Produção acadêmica

Tabela 12: A UnB me estimula a produzir publicações científicas, didático-pedagógicas, tecnológicas, artísticas ou culturais
Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente
Discente 14% 18% 22% 30% 16%
Docente 8% 24% 12% 54% 4%

Ações de capacitação

Aos docentes e técnicos, questionou-se acerca da participação em ações de capacitação promovidas ou custeadas pela UnB

Tabela 13: Por qual motivo você não participou?
Motivo Docentes Técnicos
Não houve incentivo/apoio da chefia 6% 50%
Não houve interesse de minha parte 32%
Não houve oferta compatível com a minha área de atuação 58%
Outros 6% 50%

Aspectos prioritários para o funcionamento da UnB

Tabela 14: os três aspectos prioritários mais votados pelos estudantes
Classe Infraestrutura Física Segurança Avaliação docente
Discentes 21% 24% 16%
Tabela 15: os três aspectos prioritários mais votados pelos docentes
Classe Infraestrutura Física Segurança Investimento em pesquisa/iniciação científica
Docentes 44% 34% 31%
Tabela 16: os três aspectos prioritários mais votados pelos técnicos
Classe Capacitação para Gestores Capacitação para Técnicos Criação de canal para dialogar com administração superior
Técnicos 29% 29% 29%