Introdução

A Comissão Própria de Avaliação da UnB lança anualmente a consulta à comunidade acadêmica, como forma de ouvir alunos, docentes e técnicos acerca dos mais variados assuntos que permeiam a Universidade. Dessa forma, a comunidade é questionada acerca da percepção em torno de políticas acadêmicas e de gestão, planejamento, avaliação e desenvolvimento institucional e infraestrura física. A CPA espera, a partir de ações como a da Consulta à Comunidade Acadêmica, ampliar cada vez mais o envolvimento da comunidade no processo de autoavaliação institucional e assim garantir que a avaliação seja um processo sistêmico e permanente na Instituição.

Metodologia

A Consulta à Comunidade Acadêmica é realizada anualmente, desde 2014. Em 2019, a pesquisa foi realizada por meio da plataforma questionarios.unb, os dados foram armazenados em servidor próprio da Universidade e tratados pela Diretoria de Avaliação e Informações Gerenciais (DAI), vinculada ao Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO). A Consulta ficou aberta no período de novembro a dezembro de 2019.

Os resultados da Consulta à Comunidade Acadêmica 2019 são apresentados no formato global para a UnB e segmentado por unidade. Os relatórios segmentados são elaborados atendendo o critério de, no mínimo, cinco respondentes por segmento, para evitar identificação dos respondentes. O segmento que não atenda esse critério é excluído do relatório.

Este relatório apresenta os resultados da unidade Instituto de Artes - IDA.

Resultados

Tabela 1: Perfil dos respondentes da Consulta à Comunidade Acadêmica
Unidade Discentes Docentes Técnicos Total
IdA 96 18 12 126
Total 96 18 12 126
Tabela 2: Tempo de trabalho na UnB
Tempo Docentes Técnicos
Até 3 anos 22% 16%
Mais de 3 anos e menos de 5 anos 6% 42%
Mais de 5 anos e menos de 10 anos 12% 16%
Mais de 10 anos e menos de 20 anos 38% 16%
Mais de 20 anos e menos de 30 anos 22% 8%
Tabela 3: Tempo de estudo na UnB
Tempo Discentes
Até 1 ano 36%
Mais de 1 ano e menos de 2 anos 16%
Mais de 2 anos e menos de 3 anos 14%
Mais de 3 anos e menos de 4 anos 14%
Mais de 4 anos e menos de 5 anos 10%
Mais de 5 anos 10%

Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)

À comunidade, questionou-se acerca do conhecimento sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB.

Comissão Própria de Avaliação da UnB

À comunidade, questionou-se acerca do conhecimento sobre a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UnB.

Avaliação da gestão da UnB

Tabela 4: Avaliação da gestão da UnB pelos discentes
Classe Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente Não conheço Conheço, mas nunca utilizei
A comunidade acadêmica é incentivada a participar da definição das políticas de gestão 8% 18% 5% 20% 7% 11% 4%
As ações institucionais estão de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB 3% 2% 12% 6% 2% 45% 3%
A Instituição faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 6% 5% 15% 8% 9% 27% 3%
Os meios de comunicação da Instituição são eficazes 6% 24% 4% 27% 8% 3% 1%
Os programas de apoio aos estudantes funcionam de modo satisfatório. 12% 9% 9% 22% 5% 10% 5%
A emissão de documentos digitais estudantis como declarações, comprovante de matrícula e histórico escolar ficou mais fácil. 3% 0% 2% 11% 52% 3% 1%
O sistema utilizado para a emissão de documentos digitais estudantis como declarações, comprovante de matrícula e histórico escolar funciona adequadamente. 2% 1% 2% 21% 42% 4% 1%
O novo processo emissão de documentos digitais estudantis como declarações, comprovante de matrícula e histórico escolar representou uma mudança positiva em minha vida acadêmica. 4% 1% 6% 11% 44% 3% 3%
É fácil realizar a solicitação de aproveitamento de estudos utilizando o Sistema Eletrônico de Informações (SEI). 4% 2% 14% 8% 2% 33% 9%
O novo processo de aproveitamento de estudos, utilizando o SEI, facilitou a minha vida acadêmica. 3% 1% 15% 5% 2% 39% 8%
Tabela 5: Avaliação da gestão da UnB pelos docentes
Classe Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente Não conheço Conheço, mas nunca utilizei
A comunidade acadêmica é incentivada a participar da definição das políticas de gestão 6% 11% 0% 50% 17% 0% 0%
As ações institucionais estão de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB 0% 0% 6% 22% 17% 39% 0%
A Instituição faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 0% 6% 6% 39% 6% 22% 6%
A minha unidade faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 11% 22% 0% 33% 17% 0% 0%
Os meios de comunicação da Instituição são eficazes 11% 22% 0% 50% 0% 0% 0%
Os programas de apoio aos estudantes funcionam de modo satisfatório. 11% 22% 0% 28% 22% 0% 0%
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é uma ferramenta de gestão eficaz. 0% 11% 0% 39% 33% 0% 0%
O Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC) é uma ferramenta de gestão eficaz. 11% 17% 11% 17% 11% 6% 11%
O Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIG-RH) é uma ferramenta de gestão eficaz. 6% 11% 0% 17% 11% 33% 6%
Com o Programa Simplifica UnB, Realizar a solicitação de progressão docente ficou mais fácil. 0% 6% 0% 33% 33% 11% 0%
Com o Programa Simplifica UnB, o processo de progressão docente está mais rápido.] 0% 22% 0% 39% 11% 11% 0%
Com o Programa Simplifica UnB, o novo Sistema de Acompanhamento de Desempenho Discente (SADD), utilizado para pedido de progressão docente, funciona adequadamente.] 6% 11% 6% 39% 11% 11% 0%
Com o Programa SImplifica UnB, o novo processo de aproveitamento de estudos que é encaminhado pelos estudantes por meio de SEI, tem funcionado de modo adequado. 0% 11% 6% 33% 11% 17% 6%
Tabela 6: Avaliação da gestão da UnB pelos técnicos
Classe Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente Não conheço Conheço, mas nunca utilizei
A comunidade acadêmica é incentivada a participar da definição das políticas de gestão 0% 8% 8% 50% 8% 8% 0%
As ações institucionais estão de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB 0% 0% 8% 17% 25% 33% 0%
A Instituição faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 0% 0% 0% 33% 8% 42% 0%
A minha unidade faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 0% 8% 0% 17% 17% 42% 0%
Os meios de comunicação da Instituição são eficazes 0% 8% 0% 42% 33% 0% 0%
Os programas de apoio aos estudantes funcionam de modo satisfatório. 0% 8% 8% 33% 17% 17% 0%
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é uma ferramenta de gestão eficaz. 0% 0% 0% 25% 58% 0% 0%
O Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC) é uma ferramenta de gestão eficaz. 17% 0% 0% 25% 17% 25% 0%
O Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIG-RH) é uma ferramenta de gestão eficaz. 8% 8% 0% 50% 17% 8% 0%
Com o Programa Simplifica UnB, o novo processo de aproveitamento de estudos que é encaminhado pelos estudantes por meio de SEI, tem funcionado de modo adequado. 0% 0% 0% 25% 25% 25% 8%

Meios de comunicação utilizados

Tabela 7: Meios de comunicação utilizados para obter informações da UnB
Discentes Docentes Técnicos
E-mail institucional 33% 61% 83%
Facebook 30% 0% 0%
Instagram 25% 0% 25%
Jornal 5% 6% 0%
Site institucional 51% 78% 50%
Twitter 12% 0% 0%
Outros 0% 0% 0%

Ouvidoria

Tabela 8: Utilização dos serviços prestados pela Ouvidoria da UnB
Ouvidoria Discentes Docentes Técnicos
Não, mas tenho conhecimento dos serviços prestados pela Ouvidoria. 40% 54% 70%
Não, pois não tenho conhecimento dos serviços prestados pela Ouvidoria. 48% 20%
Sim, e a resposta foi útil. 6% 26% 10%
Sim, mas a resposta não foi útil. 6% 20%

Infraestrutura

Tabela 9: Infraestrutura avaliada pelos discentes
Completamente Inadequado Parcialmente Inadequado Indiferente Parcialmente Adequado Completamente Adequado Não sei responder
Acesso a internet 2% 16% 2% 54% 26%
Condições de Acessibilidade Física no Campus 14% 24% 8% 38% 4% 12%
Condições gerais dos auditórios 10% 46% 4% 28% 4% 8%
Espaços de convivência e alimentação (exceto RU) 6% 26% 12% 38% 8% 12%
Espaços de Estudo (Exceto BCE e Blocos de Salas) 14% 18% 4% 42% 4% 18%
Espaços de Estudo da BCE 2% 6% 6% 38% 46% 2%
Espaços de Estudo dos Blocos de Salas 4% 22% 10% 28% 14% 22%
Estacionamento 12% 24% 16% 28% 10% 10%
Iluminação Pública 32% 38% 2% 22% 2% 6%
Instalações sanitárias 34% 42% 20% 2% 2%
Restaurante Universitário 10% 12% 8% 32% 22% 16%
Sala de Aula 10% 34% 6% 36% 12% 2%
Sala para Docente 8% 12% 16% 16% 6% 42%
Segurança do Campus 28% 40% 4% 20% 8%
Suporte tecnológico para as atividades administrativas 18% 22% 12% 14% 10% 24%
Tabela 10: Infraestrutura avaliada pelos docentes
Completamente Inadequado Parcialmente Inadequado Indiferente Parcialmente Adequado Completamente Adequado Não sei responder
Acesso a internet 20% 74% 6%
Condições de Acessibilidade Física no Campus 14% 34% 40% 6% 6%
Condições gerais dos auditórios 6% 26% 60% 6%
Espaços de convivência e alimentação (exceto RU) 26% 6% 54% 14%
Espaços de Estudo (Exceto BCE e Blocos de Salas) 14% 40% 6% 34% 6%
Espaços de Estudo da BCE 6% 6% 54% 34%
Espaços de Estudo dos Blocos de Salas 6% 6% 6% 60% 20%
Estacionamento 6% 20% 14% 60%
Iluminação Pública 14% 34% 6% 46%
Instalações da unidade de trabalho 34% 40% 6% 20%
Instalações sanitárias 14% 46% 6% 34%
Restaurante Universitário 14% 20% 34% 34%
Sala de Aula 20% 20% 14% 46%
Sala para Docente 54% 20% 20% 6%
Segurança do Campus 20% 46% 6% 20% 6%
Suporte tecnológico para as atividades administrativas 6% 40% 6% 40% 6%
Tabela 11: Infraestrutura avaliada pelos técnicos
Completamente Inadequado Parcialmente Inadequado Indiferente Parcialmente Adequado Completamente Adequado Não sei responder
Acesso a internet 60% 40%
Condições de Acessibilidade Física no Campus 70% 10% 20%
Condições gerais dos auditórios 10% 60% 30%
Espaços de convivência e alimentação (exceto RU) 20% 50% 10% 20%
Estacionamento 20% 10% 60% 10%
Iluminação Pública 10% 30% 60%
Instalações da unidade de trabalho 30% 70%
Instalações sanitárias 10% 20% 70%
Restaurante Universitário 10% 10% 40% 20% 20%
Segurança do Campus 40% 50% 10%
Suporte tecnológico para as atividades administrativas 60% 40%

Produção acadêmica

Tabela 12: A UnB me estimula a produzir publicações científicas, didático-pedagógicas, tecnológicas, artísticas ou culturais
Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente
Discente 14% 8% 8% 46% 24%
Docente 6% 14% 6% 46% 26%

Ações de capacitação

Aos docentes e técnicos, questionou-se acerca da participação em ações de capacitação promovidas ou custeadas pela UnB

Tabela 13: Por qual motivo você não participou?
Motivo Docentes Técnicos
Não houve disponibilidade orçamentária 24%
Não houve incentivo/apoio da chefia 8%
Não houve interesse de minha parte 24% 24%
Não houve oferta compatível com a minha área de atuação 24% 50%
Outros 42%

Aspectos prioritários para o funcionamento da UnB

Tabela 14: os três aspectos prioritários mais votados pelos estudantes
Classe Infraestrutura Física Segurança Atendimento no período noturno
Discentes 29% 22% 18%
Tabela 15: os três aspectos prioritários mais votados pelos docentes
Classe Infraestrutura Física Integração entre as diferentes áreas Manutenção
Docentes 56% 33% 33%
Tabela 16: os três aspectos prioritários mais votados pelos técnicos
Classe Infraestrutura Física Capacitação para Gestores Maior diálogo entre a gestão acadêmica e a gestão administrativa
Técnicos 42% 33% 25%