Introdução

A Comissão Própria de Avaliação da UnB lança anualmente a consulta à comunidade acadêmica, como forma de ouvir alunos, docentes e técnicos acerca dos mais variados assuntos que permeiam a Universidade. Dessa forma, a comunidade é questionada acerca da percepção em torno de políticas acadêmicas e de gestão, planejamento, avaliação e desenvolvimento institucional e infraestrura física. A CPA espera, a partir de ações como a da Consulta à Comunidade Acadêmica, ampliar cada vez mais o envolvimento da comunidade no processo de autoavaliação institucional e assim garantir que a avaliação seja um processo sistêmico e permanente na Instituição.

Metodologia

A Consulta à Comunidade Acadêmica é realizada anualmente, desde 2014. Em 2019, a pesquisa foi realizada por meio da plataforma questionarios.unb, os dados foram armazenados em servidor próprio da Universidade e tratados pela Diretoria de Avaliação e Informações Gerenciais (DAI), vinculada ao Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO). A Consulta ficou aberta no período de novembro a dezembro de 2019.

Os resultados da Consulta à Comunidade Acadêmica 2019 são apresentados no formato global para a UnB e segmentado por unidade. Os relatórios segmentados são elaborados atendendo o critério de, no mínimo, cinco respondentes por segmento, para evitar identificação dos respondentes. O segmento que não atenda esse critério é excluído do relatório.

Este relatório apresenta os resultados da unidade Faculdade de Medicina - FM.

Resultados

Tabela 1: Perfil dos respondentes da Consulta à Comunidade Acadêmica
Unidade Discentes Docentes Técnicos Total
FM 1 22 13 36
Total 1 22 13 36
Tabela 2: Tempo de trabalho na UnB
Tempo Docentes Técnicos
Até 3 anos 64% 46%
Mais de 3 anos e menos de 5 anos 10% 8%
Mais de 5 anos e menos de 10 anos 10% 38%
Mais de 10 anos e menos de 20 anos 10%
Mais de 20 anos e menos de 30 anos 8%
Mais de 30 anos 10%

Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)

À comunidade, questionou-se acerca do conhecimento sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB.

Comissão Própria de Avaliação da UnB

À comunidade, questionou-se acerca do conhecimento sobre a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UnB.

Avaliação da gestão da UnB

Tabela 3: Avaliação da gestão da UnB pelos docentes
Classe Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente Não conheço Conheço, mas nunca utilizei
A comunidade acadêmica é incentivada a participar da definição das políticas de gestão 9% 0% 0% 18% 27% 5% 0%
As ações institucionais estão de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB 0% 5% 0% 9% 23% 23% 0%
A Instituição faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 0% 0% 0% 23% 18% 18% 0%
A minha unidade faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 0% 0% 0% 27% 18% 14% 0%
Os meios de comunicação da Instituição são eficazes 0% 0% 0% 27% 27% 5% 0%
Os programas de apoio aos estudantes funcionam de modo satisfatório. 0% 5% 0% 27% 18% 9% 0%
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é uma ferramenta de gestão eficaz. 0% 0% 5% 14% 41% 0% 0%
O Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC) é uma ferramenta de gestão eficaz. 0% 0% 0% 18% 14% 23% 5%
O Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIG-RH) é uma ferramenta de gestão eficaz. 0% 0% 5% 9% 14% 18% 0%
Com o Programa Simplifica UnB, Realizar a solicitação de progressão docente ficou mais fácil. 0% 0% 0% 9% 27% 23% 0%
Com o Programa Simplifica UnB, o processo de progressão docente está mais rápido.] 5% 0% 0% 14% 23% 18% 0%
Com o Programa Simplifica UnB, o novo Sistema de Acompanhamento de Desempenho Discente (SADD), utilizado para pedido de progressão docente, funciona adequadamente.] 0% 5% 0% 9% 23% 23% 0%
Com o Programa SImplifica UnB, o novo processo de aproveitamento de estudos que é encaminhado pelos estudantes por meio de SEI, tem funcionado de modo adequado. 0% 0% 0% 23% 27% 5% 5%
Tabela 4: Avaliação da gestão da UnB pelos técnicos
Classe Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente Não conheço Conheço, mas nunca utilizei
A comunidade acadêmica é incentivada a participar da definição das políticas de gestão 8% 23% 0% 31% 8% 15% 0%
As ações institucionais estão de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB 0% 0% 0% 23% 15% 46% 0%
A Instituição faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 0% 0% 8% 31% 8% 38% 0%
A minha unidade faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 8% 8% 0% 31% 8% 31% 0%
Os meios de comunicação da Instituição são eficazes 8% 8% 0% 46% 23% 0% 0%
Os programas de apoio aos estudantes funcionam de modo satisfatório. 0% 15% 15% 23% 8% 23% 0%
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é uma ferramenta de gestão eficaz. 0% 23% 0% 8% 54% 0% 0%
O Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC) é uma ferramenta de gestão eficaz. 23% 15% 0% 0% 38% 0% 8%
O Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIG-RH) é uma ferramenta de gestão eficaz. 31% 8% 0% 15% 38% 0% 0%
Com o Programa Simplifica UnB, o novo processo de aproveitamento de estudos que é encaminhado pelos estudantes por meio de SEI, tem funcionado de modo adequado. 0% 8% 0% 8% 15% 38% 15%

Meios de comunicação utilizados

Tabela 5: Meios de comunicação utilizados para obter informações da UnB
Docentes Técnicos
E-mail institucional 50% 69%
Facebook 14% 8%
Instagram 5% 31%
Jornal 9% 0%
Site institucional 41% 62%
Twitter 0% 0%
Outros 0% 0%

Ouvidoria

Tabela 6: Utilização dos serviços prestados pela Ouvidoria da UnB
Ouvidoria Docentes Técnicos
Não, mas tenho conhecimento dos serviços prestados pela Ouvidoria. 76% 54%
Não, pois não tenho conhecimento dos serviços prestados pela Ouvidoria. 8% 18%
Sim, e a resposta foi útil. 16% 28%

Infraestrutura

Tabela 7: Infraestrutura avaliada pelos docentes
Completamente Inadequado Parcialmente Inadequado Indiferente Parcialmente Adequado Completamente Adequado Não sei responder
Acesso a internet 70% 30%
Condições de Acessibilidade Física no Campus 24% 8% 46% 24%
Condições gerais dos auditórios 24% 8% 62% 8%
Espaços de convivência e alimentação (exceto RU) 8% 24% 62% 8%
Espaços de Estudo (Exceto BCE e Blocos de Salas) 30% 16% 30% 8% 16%
Espaços de Estudo da BCE 8% 38% 30% 24%
Espaços de Estudo dos Blocos de Salas 8% 24% 46% 8% 16%
Estacionamento 24% 8% 62% 8%
Iluminação Pública 8% 38% 38% 16%
Instalações da unidade de trabalho 30% 46% 8% 16%
Instalações sanitárias 16% 38% 8% 30% 8%
Restaurante Universitário 16% 24% 16% 46%
Sala de Aula 54% 8% 30% 8%
Sala para Docente 46% 38% 8% 8%
Segurança do Campus 8% 38% 38% 16%
Suporte tecnológico para as atividades administrativas 8% 16% 70% 8%
Tabela 8: Infraestrutura avaliada pelos técnicos
Completamente Inadequado Parcialmente Inadequado Indiferente Parcialmente Adequado Completamente Adequado Não sei responder
Acesso a internet 28% 54% 18%
Condições de Acessibilidade Física no Campus 18% 54% 10% 10% 10%
Condições gerais dos auditórios 10% 28% 64%
Espaços de convivência e alimentação (exceto RU) 18% 10% 28% 28% 18%
Estacionamento 10% 28% 54% 10%
Iluminação Pública 10% 28% 46% 18%
Instalações da unidade de trabalho 10% 46% 36% 10%
Instalações sanitárias 54% 28% 18%
Restaurante Universitário 18% 28% 18% 36%
Segurança do Campus 10% 18% 10% 46% 18%
Suporte tecnológico para as atividades administrativas 36% 18% 28% 18%

Produção acadêmica

Tabela 9: A UnB me estimula a produzir publicações científicas, didático-pedagógicas, tecnológicas, artísticas ou culturais
Concordo parcialmente Concordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente
Docente 54% 30% 8% 8%

Ações de capacitação

Aos docentes e técnicos, questionou-se acerca da participação em ações de capacitação promovidas ou custeadas pela UnB

Tabela 10: Por qual motivo você não participou?
Motivo Docentes Técnicos
Não houve interesse de minha parte 58%
Não houve oferta compatível com a minha área de atuação 28% 50%
Outros 14% 50%

Aspectos prioritários para o funcionamento da UnB

Tabela 11: os três aspectos prioritários mais votados pelos docentes
Classe Infraestrutura Física Apoio/recursos nas aulas Descentralização Orçamentária
Docentes 32% 18% 18%
Tabela 12: os três aspectos prioritários mais votados pelos técnicos
Classe Infraestrutura Física Capacitação para Técnicos Manutenção
Técnicos 46% 31% 31%