Introdução

A Comissão Própria de Avaliação da UnB lança anualmente a consulta à comunidade acadêmica, como forma de ouvir alunos, docentes e técnicos acerca dos mais variados assuntos que permeiam a Universidade. Dessa forma, a comunidade é questionada acerca da percepção em torno de políticas acadêmicas e de gestão, planejamento, avaliação e desenvolvimento institucional e infraestrura física. A CPA espera, a partir de ações como a da Consulta à Comunidade Acadêmica, ampliar cada vez mais o envolvimento da comunidade no processo de autoavaliação institucional e assim garantir que a avaliação seja um processo sistêmico e permanente na Instituição.

Metodologia

A Consulta à Comunidade Acadêmica é realizada anualmente, desde 2014. Em 2019, a pesquisa foi realizada por meio da plataforma questionarios.unb, os dados foram armazenados em servidor próprio da Universidade e tratados pela Diretoria de Avaliação e Informações Gerenciais (DAI), vinculada ao Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO). A Consulta ficou aberta no período de novembro a dezembro de 2019.

Os resultados da Consulta à Comunidade Acadêmica 2019 são apresentados no formato global para a UnB e segmentado por unidade. Os relatórios segmentados são elaborados atendendo o critério de, no mínimo, cinco respondentes por segmento, para evitar identificação dos respondentes. O segmento que não atenda esse critério é excluído do relatório.

Este relatório apresenta os resultados da unidade Faculdade do Gama - FGA.

Resultados

Tabela 1: Perfil dos respondentes da Consulta à Comunidade Acadêmica
Unidade Discentes Docentes Técnicos Total
FGA 143 25 14 182
Total 143 25 14 182
Tabela 2: Tempo de trabalho na UnB
Tempo Docentes Técnicos
Até 3 anos 32% 8%
Mais de 3 anos e menos de 5 anos 4% 8%
Mais de 5 anos e menos de 10 anos 52% 50%
Mais de 10 anos e menos de 20 anos 12% 36%
Tabela 3: Tempo de estudo na UnB
Tempo Discentes
Até 1 ano 38%
Mais de 1 ano e menos de 2 anos 18%
Mais de 2 anos e menos de 3 anos 10%
Mais de 3 anos e menos de 4 anos 10%
Mais de 4 anos e menos de 5 anos 12%
Mais de 5 anos 12%

Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)

À comunidade, questionou-se acerca do conhecimento sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB.

Comissão Própria de Avaliação da UnB

À comunidade, questionou-se acerca do conhecimento sobre a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UnB.

Avaliação da gestão da UnB

Tabela 4: Avaliação da gestão da UnB pelos discentes
Classe Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente Não conheço Conheço, mas nunca utilizei
A comunidade acadêmica é incentivada a participar da definição das políticas de gestão 5% 11% 10% 12% 7% 13% 3%
As ações institucionais estão de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB 0% 3% 15% 3% 1% 38% 0%
A Instituição faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 2% 5% 6% 13% 7% 28% 1%
Os meios de comunicação da Instituição são eficazes 2% 10% 5% 29% 14% 2% 0%
Os programas de apoio aos estudantes funcionam de modo satisfatório. 5% 13% 4% 21% 8% 4% 6%
A emissão de documentos digitais estudantis como declarações, comprovante de matrícula e histórico escolar ficou mais fácil. 0% 0% 0% 9% 49% 1% 1%
O sistema utilizado para a emissão de documentos digitais estudantis como declarações, comprovante de matrícula e histórico escolar funciona adequadamente. 0% 1% 0% 9% 49% 1% 1%
O novo processo emissão de documentos digitais estudantis como declarações, comprovante de matrícula e histórico escolar representou uma mudança positiva em minha vida acadêmica. 0% 0% 3% 10% 42% 3% 1%
É fácil realizar a solicitação de aproveitamento de estudos utilizando o Sistema Eletrônico de Informações (SEI). 3% 2% 3% 6% 11% 27% 8%
O novo processo de aproveitamento de estudos, utilizando o SEI, facilitou a minha vida acadêmica. 3% 1% 6% 6% 8% 29% 8%
Tabela 5: Avaliação da gestão da UnB pelos docentes
Classe Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente Não conheço Conheço, mas nunca utilizei
A comunidade acadêmica é incentivada a participar da definição das políticas de gestão 4% 12% 16% 12% 8% 16% 0%
As ações institucionais estão de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB 0% 0% 8% 28% 0% 28% 0%
A Instituição faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 8% 0% 12% 4% 8% 32% 0%
A minha unidade faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 8% 4% 12% 8% 4% 28% 0%
Os meios de comunicação da Instituição são eficazes 0% 12% 4% 40% 8% 0% 0%
Os programas de apoio aos estudantes funcionam de modo satisfatório. 0% 4% 4% 28% 8% 16% 4%
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é uma ferramenta de gestão eficaz. 0% 4% 0% 36% 24% 0% 0%
O Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC) é uma ferramenta de gestão eficaz. 4% 0% 4% 12% 8% 32% 4%
O Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIG-RH) é uma ferramenta de gestão eficaz. 0% 4% 4% 16% 8% 28% 4%
Com o Programa Simplifica UnB, Realizar a solicitação de progressão docente ficou mais fácil. 0% 0% 0% 28% 12% 8% 16%
Com o Programa Simplifica UnB, o processo de progressão docente está mais rápido.] 0% 0% 4% 16% 24% 4% 16%
Com o Programa Simplifica UnB, o novo Sistema de Acompanhamento de Desempenho Discente (SADD), utilizado para pedido de progressão docente, funciona adequadamente.] 0% 0% 4% 20% 16% 4% 20%
Com o Programa SImplifica UnB, o novo processo de aproveitamento de estudos que é encaminhado pelos estudantes por meio de SEI, tem funcionado de modo adequado. 0% 4% 0% 4% 12% 40% 4%
Tabela 6: Avaliação da gestão da UnB pelos técnicos
Classe Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente Não conheço Conheço, mas nunca utilizei
A comunidade acadêmica é incentivada a participar da definição das políticas de gestão 21% 7% 7% 14% 21% 0% 7%
As ações institucionais estão de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB 7% 0% 14% 7% 7% 36% 7%
A Instituição faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 21% 0% 7% 14% 7% 21% 7%
A minha unidade faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 21% 0% 0% 14% 7% 29% 7%
Os meios de comunicação da Instituição são eficazes 14% 21% 0% 21% 14% 7% 0%
Os programas de apoio aos estudantes funcionam de modo satisfatório. 7% 0% 7% 21% 7% 29% 7%
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é uma ferramenta de gestão eficaz. 7% 0% 0% 0% 71% 0% 0%
O Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC) é uma ferramenta de gestão eficaz. 21% 0% 7% 7% 14% 14% 14%
O Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIG-RH) é uma ferramenta de gestão eficaz. 14% 7% 0% 21% 14% 7% 0%
Com o Programa Simplifica UnB, o novo processo de aproveitamento de estudos que é encaminhado pelos estudantes por meio de SEI, tem funcionado de modo adequado. 0% 7% 7% 14% 7% 36% 7%

Meios de comunicação utilizados

Tabela 7: Meios de comunicação utilizados para obter informações da UnB
Discentes Docentes Técnicos
E-mail institucional 46% 72% 79%
Facebook 34% 0% 7%
Instagram 24% 4% 7%
Jornal 7% 4% 0%
Site institucional 31% 40% 50%
Twitter 7% 0% 0%
Outros 0% 0% 0%

Ouvidoria

Tabela 8: Utilização dos serviços prestados pela Ouvidoria da UnB
Ouvidoria Discentes Docentes Técnicos
Não, mas tenho conhecimento dos serviços prestados pela Ouvidoria. 44% 50% 82%
Não, pois não tenho conhecimento dos serviços prestados pela Ouvidoria. 40% 28% 10%
Sim, e a resposta foi útil. 6% 16%
Sim, mas a resposta não foi útil. 10% 6% 10%

Infraestrutura

Tabela 9: Infraestrutura avaliada pelos discentes
Completamente Inadequado Parcialmente Inadequado Indiferente Parcialmente Adequado Completamente Adequado Não sei responder
Acesso a internet 8% 28% 2% 48% 12%
Condições de Acessibilidade Física no Campus 24% 26% 2% 28% 10% 10%
Condições gerais dos auditórios 6% 24% 12% 50% 6%
Espaços de convivência e alimentação (exceto RU) 12% 26% 6% 46% 8% 2%
Espaços de Estudo (Exceto BCE e Blocos de Salas) 14% 22% 6% 36% 12% 10%
Espaços de Estudo da BCE 2% 6% 10% 28% 38% 16%
Espaços de Estudo dos Blocos de Salas 8% 6% 12% 44% 12% 16%
Estacionamento 66% 18% 4% 10% 2%
Iluminação Pública 26% 38% 12% 16% 4% 4%
Instalações sanitárias 16% 22% 8% 40% 12% 2%
Restaurante Universitário 6% 20% 12% 42% 18% 2%
Sala de Aula 2% 20% 10% 56% 12%
Sala para Docente 2% 2% 24% 24% 18% 32%
Segurança do Campus 20% 38% 12% 20% 8% 2%
Suporte tecnológico para as atividades administrativas 6% 14% 26% 26% 4% 22%
Tabela 10: Infraestrutura avaliada pelos docentes
Completamente Inadequado Parcialmente Inadequado Indiferente Parcialmente Adequado Completamente Adequado Não sei responder
Acesso a internet 12% 6% 76% 6%
Condições de Acessibilidade Física no Campus 32% 38% 6% 24%
Condições gerais dos auditórios 6% 18% 6% 68%
Espaços de convivência e alimentação (exceto RU) 24% 44% 6% 24%
Espaços de Estudo (Exceto BCE e Blocos de Salas) 38% 24% 12% 24%
Espaços de Estudo da BCE 12% 24% 6% 24% 18% 12%
Espaços de Estudo dos Blocos de Salas 12% 32% 12% 18% 6% 18%
Estacionamento 76% 24%
Iluminação Pública 50% 24% 6% 12% 6%
Instalações da unidade de trabalho 18% 38% 38% 6%
Instalações sanitárias 32% 6% 44% 18%
Restaurante Universitário 6% 44% 6% 32% 12%
Sala de Aula 56% 12% 32%
Sala para Docente 24% 18% 12% 18% 24%
Segurança do Campus 6% 38% 18% 32% 6%
Suporte tecnológico para as atividades administrativas 6% 32% 12% 32% 18%
Tabela 11: Infraestrutura avaliada pelos técnicos
Completamente Inadequado Parcialmente Inadequado Indiferente Parcialmente Adequado Completamente Adequado Não sei responder
Acesso a internet 28% 46% 28%
Condições de Acessibilidade Física no Campus 18% 36% 36% 10%
Condições gerais dos auditórios 36% 18% 10% 10% 28%
Espaços de convivência e alimentação (exceto RU) 36% 36% 10% 18%
Estacionamento 100%
Iluminação Pública 54% 10% 28% 10%
Instalações da unidade de trabalho 28% 36% 28% 10%
Instalações sanitárias 18% 10% 54% 18%
Restaurante Universitário 28% 18% 18% 36%
Segurança do Campus 28% 46% 18% 10%
Suporte tecnológico para as atividades administrativas 28% 18% 10% 36% 10%

Produção acadêmica

Tabela 12: A UnB me estimula a produzir publicações científicas, didático-pedagógicas, tecnológicas, artísticas ou culturais
Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente
Discente 6% 16% 20% 38% 20%
Docente 32% 6% 50% 12%

Ações de capacitação

Aos docentes e técnicos, questionou-se acerca da participação em ações de capacitação promovidas ou custeadas pela UnB

Tabela 13: Por qual motivo você não participou?
Motivo Docentes Técnicos
Não houve incentivo/apoio da chefia 24%
Não houve interesse de minha parte 50% 24%
Não houve oferta compatível com a minha área de atuação 50% 24%
Outros 24%

Aspectos prioritários para o funcionamento da UnB

Tabela 14: os três aspectos prioritários mais votados pelos estudantes
Classe Infraestrutura Física Investimento em pesquisa/iniciação científica Avaliação docente
Discentes 30% 20% 14%
Tabela 15: os três aspectos prioritários mais votados pelos docentes
Classe Infraestrutura Física Capacitação para a docência Apoio/recursos nas aulas
Docentes 28% 24% 20%
Tabela 16: os três aspectos prioritários mais votados pelos técnicos
Classe Infraestrutura Física Manutenção Capacitação para Gestores
Técnicos 50% 29% 21%