Introdução

A Comissão Própria de Avaliação da UnB lança anualmente a consulta à comunidade acadêmica, como forma de ouvir alunos, docentes e técnicos acerca dos mais variados assuntos que permeiam a Universidade. Dessa forma, a comunidade é questionada acerca da percepção em torno de políticas acadêmicas e de gestão, planejamento, avaliação e desenvolvimento institucional e infraestrura física. A CPA espera, a partir de ações como a da Consulta à Comunidade Acadêmica, ampliar cada vez mais o envolvimento da comunidade no processo de autoavaliação institucional e assim garantir que a avaliação seja um processo sistêmico e permanente na Instituição.

Metodologia

A Consulta à Comunidade Acadêmica é realizada anualmente, desde 2014. Em 2019, a pesquisa foi realizada por meio da plataforma questionarios.unb, os dados foram armazenados em servidor próprio da Universidade e tratados pela Diretoria de Avaliação e Informações Gerenciais (DAI), vinculada ao Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO). A Consulta ficou aberta no período de novembro a dezembro de 2019.

Os resultados da Consulta à Comunidade Acadêmica 2019 são apresentados no formato global para a UnB e segmentado por unidade. Os relatórios segmentados são elaborados atendendo o critério de, no mínimo, cinco respondentes por segmento, para evitar identificação dos respondentes. O segmento que não atenda esse critério é excluído do relatório.

Este relatório apresenta os resultados da unidade Faculdade de Direito - FD.

Resultados

Tabela 1: Perfil dos respondentes da Consulta à Comunidade Acadêmica
Unidade Discentes Docentes Técnicos Total
FD 147 14 6 167
Total 147 14 6 167
Tabela 2: Tempo de trabalho na UnB
Tempo Docentes Técnicos
Até 3 anos 28%
Mais de 3 anos e menos de 5 anos 14%
Mais de 5 anos e menos de 10 anos 42% 50%
Mais de 10 anos e menos de 20 anos 8%
Mais de 20 anos e menos de 30 anos 8% 34%
Mais de 30 anos 16%
Tabela 3: Tempo de estudo na UnB
Tempo Discentes
Até 1 ano 66%
Mais de 1 ano e menos de 2 anos 10%
Mais de 2 anos e menos de 3 anos 4%
Mais de 3 anos e menos de 4 anos 10%
Mais de 4 anos e menos de 5 anos 8%
Mais de 5 anos 2%

Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)

À comunidade, questionou-se acerca do conhecimento sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB.

Comissão Própria de Avaliação da UnB

À comunidade, questionou-se acerca do conhecimento sobre a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UnB.

Avaliação da gestão da UnB

Tabela 4: Avaliação da gestão da UnB pelos discentes
Classe Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente Não conheço Conheço, mas nunca utilizei
A comunidade acadêmica é incentivada a participar da definição das políticas de gestão 10% 15% 12% 24% 10% 7% 2%
As ações institucionais estão de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB 2% 1% 14% 5% 3% 52% 1%
A Instituição faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 2% 5% 12% 13% 12% 34% 1%
Os meios de comunicação da Instituição são eficazes 10% 10% 3% 42% 9% 4% 1%
Os programas de apoio aos estudantes funcionam de modo satisfatório. 9% 14% 7% 20% 7% 18% 3%
A emissão de documentos digitais estudantis como declarações, comprovante de matrícula e histórico escolar ficou mais fácil. 1% 2% 3% 7% 59% 6% 1%
O sistema utilizado para a emissão de documentos digitais estudantis como declarações, comprovante de matrícula e histórico escolar funciona adequadamente. 1% 2% 3% 13% 55% 3% 1%
O novo processo emissão de documentos digitais estudantis como declarações, comprovante de matrícula e histórico escolar representou uma mudança positiva em minha vida acadêmica. 1% 1% 9% 5% 54% 6% 2%
É fácil realizar a solicitação de aproveitamento de estudos utilizando o Sistema Eletrônico de Informações (SEI). 5% 3% 6% 8% 10% 35% 11%
O novo processo de aproveitamento de estudos, utilizando o SEI, facilitou a minha vida acadêmica. 6% 3% 7% 5% 12% 34% 12%
Tabela 5: Avaliação da gestão da UnB pelos docentes
Classe Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente Não conheço Conheço, mas nunca utilizei
A comunidade acadêmica é incentivada a participar da definição das políticas de gestão 0% 7% 0% 43% 29% 0% 7%
As ações institucionais estão de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB 0% 0% 7% 7% 36% 36% 0%
A Instituição faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 0% 0% 0% 29% 21% 36% 0%
A minha unidade faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 0% 14% 0% 29% 14% 29% 0%
Os meios de comunicação da Instituição são eficazes 0% 7% 0% 57% 21% 0% 0%
Os programas de apoio aos estudantes funcionam de modo satisfatório. 7% 0% 7% 29% 14% 14% 14%
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é uma ferramenta de gestão eficaz. 0% 0% 0% 7% 79% 0% 0%
O Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC) é uma ferramenta de gestão eficaz. 0% 0% 0% 14% 0% 50% 21%
O Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIG-RH) é uma ferramenta de gestão eficaz. 0% 0% 0% 14% 0% 36% 21%
Com o Programa Simplifica UnB, Realizar a solicitação de progressão docente ficou mais fácil. 0% 0% 7% 14% 29% 7% 29%
Com o Programa Simplifica UnB, o processo de progressão docente está mais rápido.] 0% 0% 7% 7% 29% 14% 29%
Com o Programa Simplifica UnB, o novo Sistema de Acompanhamento de Desempenho Discente (SADD), utilizado para pedido de progressão docente, funciona adequadamente.] 0% 0% 7% 7% 29% 14% 29%
Com o Programa SImplifica UnB, o novo processo de aproveitamento de estudos que é encaminhado pelos estudantes por meio de SEI, tem funcionado de modo adequado. 0% 0% 0% 14% 29% 21% 21%
Tabela 6: Avaliação da gestão da UnB pelos técnicos
Classe Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente Não conheço Conheço, mas nunca utilizei
A comunidade acadêmica é incentivada a participar da definição das políticas de gestão 33% 17% 0% 33% 0% 0% 17%
As ações institucionais estão de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB 0% 17% 33% 33% 0% 17% 0%
A Instituição faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 0% 0% 33% 33% 0% 33% 0%
A minha unidade faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 33% 0% 0% 33% 0% 33% 0%
Os meios de comunicação da Instituição são eficazes 17% 17% 0% 67% 0% 0% 0%
Os programas de apoio aos estudantes funcionam de modo satisfatório. 0% 17% 0% 33% 17% 33% 0%
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é uma ferramenta de gestão eficaz. 0% 17% 0% 17% 67% 0% 0%
O Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC) é uma ferramenta de gestão eficaz. 0% 0% 17% 50% 0% 0% 33%
O Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIG-RH) é uma ferramenta de gestão eficaz. 17% 0% 0% 67% 0% 0% 0%
Com o Programa Simplifica UnB, o novo processo de aproveitamento de estudos que é encaminhado pelos estudantes por meio de SEI, tem funcionado de modo adequado. 0% 17% 0% 17% 0% 33% 33%

Meios de comunicação utilizados

Tabela 7: Meios de comunicação utilizados para obter informações da UnB
Discentes Docentes Técnicos
E-mail institucional 41% 50% 100%
Facebook 33% 14% 0%
Instagram 37% 7% 17%
Jornal 8% 0% 33%
Site institucional 46% 79% 67%
Twitter 16% 0% 0%
Outros 0% 0% 0%

Ouvidoria

Tabela 8: Utilização dos serviços prestados pela Ouvidoria da UnB
Ouvidoria Discentes Docentes Técnicos
Não, mas tenho conhecimento dos serviços prestados pela Ouvidoria. 20% 58% 66%
Não, pois não tenho conhecimento dos serviços prestados pela Ouvidoria. 68% 8% 16%
Sim, e a resposta foi útil. 8% 8% 16%
Sim, mas a resposta não foi útil. 4% 24%

Infraestrutura

Tabela 9: Infraestrutura avaliada pelos discentes
Completamente Inadequado Parcialmente Inadequado Indiferente Parcialmente Adequado Completamente Adequado Não sei responder
Acesso a internet 6% 16% 0% 60% 14% 2%
Condições de Acessibilidade Física no Campus 14% 34% 6% 34% 6% 8%
Condições gerais dos auditórios 16% 30% 2% 42% 6% 2%
Espaços de convivência e alimentação (exceto RU) 14% 14% 10% 44% 16% 4%
Espaços de Estudo (Exceto BCE e Blocos de Salas) 10% 14% 4% 46% 18% 8%
Espaços de Estudo da BCE 4% 4% 0% 34% 48% 8%
Espaços de Estudo dos Blocos de Salas 6% 8% 6% 32% 32% 16%
Estacionamento 12% 20% 14% 26% 16% 14%
Iluminação Pública 22% 30% 8% 30% 6% 2%
Instalações sanitárias 30% 42% 2% 20% 2% 2%
Restaurante Universitário 4% 6% 6% 38% 34% 12%
Sala de Aula 6% 24% 2% 46% 18% 4%
Sala para Docente 2% 4% 16% 14% 12% 50%
Segurança do Campus 20% 32% 6% 26% 6% 8%
Suporte tecnológico para as atividades administrativas 10% 20% 8% 20% 6% 34%
Tabela 10: Infraestrutura avaliada pelos docentes
Completamente Inadequado Parcialmente Inadequado Indiferente Parcialmente Adequado Completamente Adequado Não sei responder
Acesso a internet 92% 8%
Condições de Acessibilidade Física no Campus 24% 8% 58% 8%
Condições gerais dos auditórios 8% 76% 16%
Espaços de convivência e alimentação (exceto RU) 8% 8% 76% 8%
Espaços de Estudo (Exceto BCE e Blocos de Salas) 16% 50% 24% 8%
Espaços de Estudo da BCE 8% 34% 42% 16%
Espaços de Estudo dos Blocos de Salas 16% 50% 24% 8%
Estacionamento 8% 16% 24% 42% 8%
Iluminação Pública 8% 34% 42% 16%
Instalações da unidade de trabalho 8% 24% 50% 8% 8%
Instalações sanitárias 24% 24% 42% 8%
Restaurante Universitário 8% 42% 24% 24%
Sala de Aula 8% 8% 76% 8%
Sala para Docente 24% 16% 42% 16%
Segurança do Campus 8% 24% 50% 16%
Suporte tecnológico para as atividades administrativas 16% 42% 34% 8%
Tabela 11: Infraestrutura avaliada pelos técnicos
Completamente Inadequado Parcialmente Inadequado Indiferente Parcialmente Adequado Completamente Adequado Não sei responder
Acesso a internet 16% 66% 16%
Condições de Acessibilidade Física no Campus 66% 16% 16%
Condições gerais dos auditórios 16% 16% 50% 16%
Espaços de convivência e alimentação (exceto RU) 34% 16% 16% 34%
Estacionamento 16% 84%
Iluminação Pública 16% 16% 66%
Instalações da unidade de trabalho 16% 84%
Instalações sanitárias 16% 50% 34%
Restaurante Universitário 16% 16% 16% 50%
Segurança do Campus 34% 66%
Suporte tecnológico para as atividades administrativas 16% 84%

Produção acadêmica

Tabela 12: A UnB me estimula a produzir publicações científicas, didático-pedagógicas, tecnológicas, artísticas ou culturais
Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente
Discente 4% 10% 12% 40% 36%
Docente 16% 42% 42%

Ações de capacitação

Aos docentes e técnicos, questionou-se acerca da participação em ações de capacitação promovidas ou custeadas pela UnB

Tabela 13: Por qual motivo você não participou?
Motivo Docentes Técnicos
Não houve disponibilidade orçamentária 20%
Não houve interesse de minha parte 40% 20%
Não houve oferta compatível com a minha área de atuação 20% 60%
Outros 40%

Aspectos prioritários para o funcionamento da UnB

Tabela 14: os três aspectos prioritários mais votados pelos estudantes
Classe Infraestrutura Física Segurança Manutenção
Discentes 32% 24% 20%
Tabela 15: os três aspectos prioritários mais votados pelos docentes
Classe Infraestrutura Física Investimento em pesquisa/iniciação científica Segurança
Docentes 50% 36% 29%
Tabela 16: os três aspectos prioritários mais votados pelos técnicos
Classe Capacitação para Técnicos Comunicação/Divulgação/Informação Gestão Participativa
Técnicos 67% 33% 33%