Introdução

A Comissão Própria de Avaliação da UnB lança anualmente a consulta à comunidade acadêmica, como forma de ouvir alunos, docentes e técnicos acerca dos mais variados assuntos que permeiam a Universidade. Dessa forma, a comunidade é questionada acerca da percepção em torno de políticas acadêmicas e de gestão, planejamento, avaliação e desenvolvimento institucional e infraestrura física. A CPA espera, a partir de ações como a da Consulta à Comunidade Acadêmica, ampliar cada vez mais o envolvimento da comunidade no processo de autoavaliação institucional e assim garantir que a avaliação seja um processo sistêmico e permanente na Instituição.

Metodologia

A Consulta à Comunidade Acadêmica é realizada anualmente, desde 2014. Em 2019, a pesquisa foi realizada por meio da plataforma questionarios.unb, os dados foram armazenados em servidor próprio da Universidade e tratados pela Diretoria de Avaliação e Informações Gerenciais (DAI), vinculada ao Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO). A Consulta ficou aberta no período de novembro a dezembro de 2019.

Os resultados da Consulta à Comunidade Acadêmica 2019 são apresentados no formato global para a UnB e segmentado por unidade. Os relatórios segmentados são elaborados atendendo o critério de, no mínimo, cinco respondentes por segmento, para evitar identificação dos respondentes. O segmento que não atenda esse critério é excluído do relatório.

Este relatório apresenta os resultados da unidade Centro de Produção Cultural e Educativa - CPCE.

Resultados

Tabela 1: Perfil dos respondentes da Consulta à Comunidade Acadêmica
Unidade Discentes Docentes Tecnicos Total
CPCE 1 13 14
Total 0 1 13 14
Tabela 2: Tempo de trabalho na UnB
Tempo Técnicos
Até 3 anos 24%
Mais de 10 anos e menos de 20 anos 24%
Mais de 20 anos e menos de 30 anos 8%
Mais de 3 anos e menos de 5 anos 38%
Mais de 5 anos e menos de 10 anos 8%

Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)

À comunidade, questionou-se acerca do conhecimento sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB.

Comissão Própria de Avaliação da UnB

À comunidade, questionou-se acerca do conhecimento sobre a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UnB.

Avaliação da gestão da UnB

Tabela 3: Avaliação da gestão da UnB pelos técnicos
Classe Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente Não conheço Conheço, mas nunca utilizei
A comunidade acadêmica é incentivada a participar da definição das políticas de gestão 0% 8% 0% 38% 8% 23% 23%
As ações institucionais estão de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB 0% 0% 8% 15% 23% 46% 8%
A Instituição faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 0% 15% 0% 31% 15% 38% 0%
A minha unidade faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 8% 23% 15% 31% 8% 15% 0%
Os meios de comunicação da Instituição são eficazes 8% 31% 0% 31% 31% 0% 0%
Os programas de apoio aos estudantes funcionam de modo satisfatório. 8% 23% 8% 38% 8% 8% 8%
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é uma ferramenta de gestão eficaz. 0% 8% 0% 46% 46% 0% 0%
O Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC) é uma ferramenta de gestão eficaz. 0% 8% 8% 15% 15% 38% 15%
O Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIG-RH) é uma ferramenta de gestão eficaz. 15% 23% 8% 46% 15% 0% 0%
Com o Programa Simplifica UnB, o novo processo de aproveitamento de estudos que é encaminhado pelos estudantes por meio de SEI, tem funcionado de modo adequado. 0% 0% 8% 15% 0% 69% 8%

Meios de comunicação utilizados

Tabela 4: Meios de comunicação utilizados para obter informações da UnB
Classe E-mail institucional Facebook Instagram Jornal Site institucional Twitter Outros
Técnicos 69% 38% 31% 8% 85% 8% 0%

Ouvidoria

Tabela 5: Utilização dos serviços prestados pela Ouvidoria da UnB
Ouvidoria Técnicos
Não, mas tenho conhecimento dos serviços prestados pela Ouvidoria. 70%
Não, pois não tenho conhecimento dos serviços prestados pela Ouvidoria. 16%
Sim, mas a resposta não foi útil. 16%

Infraestrutura

Tabela 6: Infraestrutura avaliada pelos técnicos
Completamente Inadequado Parcialmente Inadequado Indiferente Parcialmente Adequado Completamente Adequado Não sei responder
Acesso a internet 8% 16% 54% 24%
Condições de Acessibilidade Física no Campus 24% 54% 24%
Condições gerais dos auditórios 38% 8% 38% 8% 8%
Espaços de convivência e alimentação (exceto RU) 8% 38% 46% 8%
Estacionamento 8% 16% 8% 38% 30%
Iluminação Pública 16% 46% 24% 8% 8%
Instalações da unidade de trabalho 38% 54% 8%
Instalações sanitárias 16% 76% 8%
Restaurante Universitário 8% 24% 54% 8% 8%
Segurança do Campus 16% 8% 16% 62%
Suporte tecnológico para as atividades administrativas 16% 16% 54% 16%

Ações de capacitação

Aos docentes e técnicos, questionou-se acerca da participação em ações de capacitação promovidas ou custeadas pela UnB

Tabela 7: Por qual motivo você não participou?
Motivo Técnicos
Não houve disponibilidade orçamentária 14%
Não houve interesse de minha parte 14%
Não houve oferta compatível com a minha área de atuação 58%
Outros 14%

Aspectos prioritários para o funcionamento da UnB

Tabela 8: os três aspectos prioritários mais votados pelos técnicos
Classe Capacitação para Técnicos Orçamento Comunicação/Divulgação/Informação
Técnicos 38% 0.38 31%