12 de January de 2018

O Programa AvaliaUnB, que integra o Plano de Autoavaliação Institucional para triênio 2017-2019. Seu objetivo é ampliar o contato da CPA com as unidades acadêmicas da UnB e desenvolver ações de aproximação com a gestão acadêmica. Nesta ação, a CPA realiza visitas programadas às Faculdades e Institutos e apresenta o Relatório de Autoavaliação Institucional, incluindo a reflexão sobre os indicadores acadêmicos, os resultados dos processos de avaliação interna e externa para subsidiar a construção de planos de melhoria e estudos relacionados ao perfil e trajetória dos estudantes, além da política de acompanhamento dos egressos.

O Programa conta com instrumentos e canais com o intuito de se aproximar da comunidade acadêmica e captar a percepção dos segmentos docente, discente e técnico-administrativo da Instituição:

Boletim da CPA

Consulta à Comunidade Acadêmica 

Fórum de Avaliação da Universidade de Brasília

plano de autoavaliacao

(Clique na imagem para ampliar)

11 de October de 2016

No dia 19 de outubro foi realizado o 3º Fórum de Avaliação da UnB. A partir da avaliação realizada pelos participantes do último Aval, a CPA procurou aprimorar o evento, aumentando os meios de divulgação, a participação da comunidade acadêmica, os temas abordados e a integração com outros setores que trabalham com a avaliação na UnB.

No Fórum, foram discutidos temas relacionados aos processos de autoavaliação e avaliação externa na UnB, por meio de debates e palestras. A programação do 3º AVAL contou com os temas: Perspectivas da Avaliação Institucional, Evasão, Retenção, Taxa de Sucesso e Pesquisa de Egressos.

A 3ª edição do Fórum contou com a participação de 65 membros da comunidade universitária, entre professores (41), alunos (5) e servidores técnico-administrativos (18).

aval2016

Após a realização do evento, todos os participantes receberam formulário eletrônico para avaliação e proposição de sugestões para os próximos fóruns. Houve a participação de aproximadamente 26% dos participantes do Fórum, dos quais 76,5% avaliaram de forma positiva o evento e apontaram os seguintes aspectos positivos e aprimorar:

Avaliação 3º Aval – CPA

Aspectos positivos

Aspectos a aprimorar

A interação dos coordenadores com os palestrantes e o interesse daqueles com a avaliação externa são pontos muito positivos nesse AVAL.

Pouca ventilação e poucos participantes.

Ótimas palestras e temas.

Divulgação fraca.

Organização e programação.

Maior participação dos coordenadores.

Recepção e divulgação das atividades da CPA.

Baixa participação da comunidade universitária.

Relevância dos temas.

 

Fonte: CAI/DAI/DPO, 2018.

Para o Fórum a ser realizado em 2017, foram levantadas as seguintes sugestões de temas:

Temas

Metodologia de acompanhamento de estudantes em risco de evasão

Modelos de avaliação bem-sucedidas: Casos de sucesso de outras universidades públicas (nacionais ou estrangeiras) na diminuição de taxas de evasão ou na retenção; Ferramentas de suporte à avaliação

PDI e autoavaliação: como alinhar

Métricas de avaliação: Formas alternativas de captação de dados, como cooperação com CAs e institutos, descentralizando o trabalho

Metodologia para avaliação: métodos qualitativos e quantitativos (ações complementares), Maior detalhamento da avaliação interna

Ranqueamento do desempenho com base na avaliação

Benchmarking Avaliação Institucional

Análise comparativa da CPA da UnB e de outras IFES: Experiências pedagógicas internas (UnB) ou externas (outras universidades) que têm contribuído para a melhoria do ensino e motivação dos alunos.

Fonte: CAI/DAI/DPO, 2018.

Maiores informações sobre o 3º Aval podem ser consultadas no Relatório de Autoavaliação UnB 2016.

Com a temática ‘PDI e autoavaliação: Como alinhar?’, o 4º Fórum de Avaliação da UnB foi realizado durante a semana universitária, no dia 25 de outubro de 2017, no Auditório Azul da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE).

Nesta edição participaram presencialmente 41 membros da comunidade universitária, e digitalmente foram mais de mil acessos obtidos na transmissão do evento via facebook, novidade proporcionada pela participação da UnB TV no Fórum.

Além da mesa redonda “PDI e Autovaliação: Como alinhar?”, temática do evento de 2017, o evento também contou com palestras que buscaram apresentar e debater estudos atuais e relevantes à avaliação na Universidade, conforme evidenciado na programação:

HORÁRIO

PROGRAMAÇÃO

9:00

Abertura do Fórum

Apresentação do Plano de Autoavaliação 2017-2020

Comissão Própria de Avaliação – CPA/UnB - Presidente: Profª Claudia Maffini Griboski

9:30 – 10:30

Palestra: Trajetória dos Estudantes

Profª. Maria Teresa Leão Costa

Layla Jorge

10:45 - 11:45

Palestra: Atratividade dos cursos de graduação e a Política institucional de mudança de curso: evidências de efeito trampolim

Newton da Silva Miranda Júnior

12:00 – 14:00

Intervalo

14:00 – 16:30

Mesa Redonda: PDI e Autoavaliação: como alinhar?

Profª. Maria do Carmo Peixoto (UFMG)

Prof. José Vieira de Sousa (UnB)

Profª Lukelly Fernanda Amaral Gonçalves (CPA/UnB)

16:30

Debate

17: 00

Encerramento

Fonte: CAI/DAI/DPO, 2018.

Como ocorre a cada edição, após a realização do evento, todos os participantes receberam um formulário eletrônico para avaliação e proposição de sugestões para os próximos fóruns. Das respostas obtidas, foram levantados os seguintes aspectos positivos e a aprimorar:

Avaliação 4º Aval – CPA

Aspectos positivos

Aspectos a aprimorar

Envolvimento da equipe organizadora

Data do evento: semana universitária

Assuntos de extrema importância, ligados à trajetórias, investigações e históricos dos estudantes.

Dificuldade de integração dos conteúdos com a prática das unidades acadêmicas

 

Baixa participação da comunidade universitária

Fonte: CAI/DAI/DPO, 2018.

Para a próxima edição do Fórum, a CPA determinou como prioridade ações que ampliem a divulgação e participação da comunidade no evento. Para tanto, o Fórum de Avaliação da UnB de 2018 será ampliado e prevê a participação de outras CPAs e outras universidades.

Maiores informações sobre o 4º Fórum de Avaliação da UnB podem ser consultadas no Relatório de Autoavaliação UnB 2017.

16 de September de 2015

No dia 30 de setembro foi realizado o 2º Fórum de Avaliação da UnB. A partir da avaliação realizada pelos participantes do último Aval, a CPA procurou aprimorar o evento, aumentando os meios de divulgação, a participação da comunidade acadêmica, os temas abordados e a integração com outros setores que trabalham com a avaliação na UnB.

Os participantes do Fórum de Avaliação que realizaram inscrição no Sistema de Extensão receberam certificado de atividade de extensão. Os painéis e mesa redonda do evento abordaram a avaliação externa de cursos, a retenção e evasão na UnB, o ENADE e contaram com a participação do Decanato de Ensino em Graduação, Coordenadores de Cursos e Avaliador Externo.

Cartaz

Data: 30 de setembro de 2015

Horário: 08:00-12:00 / 14:00-18:00

Local: Auditório Roberto Salmeron, da Faculdade de Tecnologia.

Programação

Horário Palestra/Painel
08.00-09:00 Abertura oficial do AVAL
09:00-09:30 Palestra Inaugural
09:30-12:00 Avaliação interna e externa na UnB

Construindo uma avaliação de sucesso

– O que esperar? O que fazer? O que eu ganho com isso?

12:00 – 14:00 Intervalo para almoço
14:00 – 15:00 Evasão e Retenção na Graduação da UnB
15:15 – 18:00 ENADE 2015: A importância da sua participação

Sensibilização de coordenadores e discentes.

Após a realização do evento, todos os participantes receberam um formulário eletrônico para avaliação e proposição de sugestões para os próximos fóruns. Foram respondidos 30 formulários que totalizam cerca de 40% do total de participantes. Cerca de 70% dos respondentes avaliaram de forma positiva o evento e apontaram os seguintes aspectos positivos e a aprimorar do evento. 

Aspectos positivos Aspectos a aprimorar
Estrutura física do evento Melhorar os meios de divulgação e comunicação do evento
Participação da Administração Superior da Universidade Organização dos painéis
Apresentação de dados sobre a realidade da Universidade Apresentar resultados e mudanças decorrentes do processo de autoavaliação
Atualização e transparência dos dados e informações apresentados Apresentar exemplos mais concretos sobre os temas
Aproximação com a comunidade acadêmica através de temas que mostram a realidade da Universidade Aumentar a participação da comunidade acadêmica
Abertura para debate e questionamentos Formar grupos de debates para encaminhamentos

 

Para o próximo Fórum foram feitas as seguintes sugestões de temas:

Temas
Avaliação da expansão da UnB
Relação entre a evasão/retenção e os sistemas de ingresso na UnB
Pesquisa de egressos
Avaliação da capacitação docente
Papel da UnB na construção de uma sociedade mais inclusiva e eficiente
Melhores práticas de processos de avaliação
Perfil dos estudantes e dos professores da UnB
Resultados/mudanças decorrentes do processo de autoavaliação
Ações da CPA para mudar a situação da Instituição
Apresentar a estrutura de avaliação do MEC e seus processos
Discussão de projetos de autoavaliação a serem implantados na UnB

O 1º Aval Fórum de Avaliação da Universidade de Brasília teve como objetivo ouvir alunos, professores, técnico-administrativos e demais interessados nas autoavaliação da UnB e coletar sugestões para novos rumos e melhorias.

O Fórum é uma importante ferramenta para a CPA ouvir a comunidade universitária, obter sugestões e respostas de suas ações. A sua primeira edição contou com a participação de 77 pessoas, entre professores (54), técnico-administrativos (17) e alunos.

Foram discutidos, por meio de painéis e palestras, temas importantes para a avaliação na Universidade, tais como: Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, Autoavaliação, a Avaliação Docente pelo Discente (Avaliação de Disciplina) e a Internacionalização.

Após a realização do evento, todos os participantes receberam um formulário eletrônico para avaliação e proposição de sugestões para os próximos fóruns. O resultado desse formulário é resumido nos quadros a seguir.

Avaliação 1º AVAL – CPA

Pontos fortes Aspectos a aprimorar
Divulgação das ações de avaliação Baixa participação.
Organização do evento Ampliação da divulgação do evento
Temas escolhidos Necessidade de melhoria na sistemática da avaliação
Espaço deixado para participação e contribuição do público Divulgação do evento muito próxima a data de realização
Discussão sobre avaliação do docente Participação do Decanato de Ensino de Graduação nos temas debatidos precisa ser mais efetiva
Público participante; presença de coordenador Pouca participação dos cursos
Sensibilização da comunidade universitária Necessidade de melhorar a integração institucional
Discussão sobre acompanhamento de egressos Necessidade de aumentar a participação dos professores
  Pouco foco em resultados práticos
Sugestões de melhorias
Convidar gestores e avaliadores do INEP para apresentar o procedimento de avaliação institucional
Ampliar a chamada aos coordenadores de curso de graduação e pós-graduação
Garantir uma participação mínima das Faculdades e Institutos, de docentes, alunos e técnicos.
Sugestões de temas
Como se preparar para receber avaliadores externos
PDI e Avaliação Institucional
A função da Instituição de ensino superior pública na sociedade
A UnB vista por quem no passado participou das suas unidades (docente, discente e técnico – administrativo)
Progressão Funcional
Ampliar o tema avaliação docente.
Aprofundar os critérios de avaliação da Universidade e formas de aumentar a divulgação das ações da CPA.
Avaliação do Aprendizado
Meios para ampliar a avaliação feita pelo discente
Recebimento da Avaliação dos Docentes: evolução a partir dos resultados
Avaliação de Desempenho
Avaliação da qualidade do trabalho

A Avaliação Discente é realizada no início de todo semestre através da plataforma de matrícula on-line (MatriculaWeb). O discente avalia as disciplinas do período anterior a partir de sua percepção sobre o desempenho do professor, sua autoavaliação e o apoio institucional à disciplina.

2015

Avaliação Discente 2015.1

avaliacao discente2015_1

 


2014

Avaliação Discente 2014.1

avaliac3a7c3a3o discente 2014 1


Avaliação Discente 2014.2

avaliac3a7c3a3o discente 2014 2

 

 

O Relatório de Autoavaliação Institucional da UnB relata e avalia as principais ações e os projetos executados pela Universidade e as potencialidade e dificuldades identificadas pela CPA. Foi elaborado com base nas dez dimensões previstas no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído pela Lei nº 10.861/2004, de 14 de abril de 2004, e organizado em cinco eixos conforme a Nota Técnica INEP/DAES/CONAES nº 65.

Plano de Autoavaliação da UnB 2017-2019 

 

Relatórios

caparel2017 Capa Relatório Capa 2015 capaauto14
2017 2016 2015 2014
capaauto13 capa1 capacpa11 caparelatorio09
2013 2012 2011 2010