O 1º Aval Fórum de Avaliação da Universidade de Brasília teve como objetivo ouvir alunos, professores, técnico-administrativos e demais interessados nas autoavaliação da UnB e coletar sugestões para novos rumos e melhorias.

O Fórum é uma importante ferramenta para a CPA ouvir a comunidade universitária, obter sugestões e respostas de suas ações. A sua primeira edição contou com a participação de 77 pessoas, entre professores (54), técnico-administrativos (17) e alunos.

Foram discutidos, por meio de painéis e palestras, temas importantes para a avaliação na Universidade, tais como: Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, Autoavaliação, a Avaliação Docente pelo Discente (Avaliação de Disciplina) e a Internacionalização.

Após a realização do evento, todos os participantes receberam um formulário eletrônico para avaliação e proposição de sugestões para os próximos fóruns. O resultado desse formulário é resumido nos quadros a seguir.

Avaliação 1º AVAL – CPA

Pontos fortes Aspectos a aprimorar
Divulgação das ações de avaliação Baixa participação.
Organização do evento Ampliação da divulgação do evento
Temas escolhidos Necessidade de melhoria na sistemática da avaliação
Espaço deixado para participação e contribuição do público Divulgação do evento muito próxima a data de realização
Discussão sobre avaliação do docente Participação do Decanato de Ensino de Graduação nos temas debatidos precisa ser mais efetiva
Público participante; presença de coordenador Pouca participação dos cursos
Sensibilização da comunidade universitária Necessidade de melhorar a integração institucional
Discussão sobre acompanhamento de egressos Necessidade de aumentar a participação dos professores
  Pouco foco em resultados práticos
Sugestões de melhorias
Convidar gestores e avaliadores do INEP para apresentar o procedimento de avaliação institucional
Ampliar a chamada aos coordenadores de curso de graduação e pós-graduação
Garantir uma participação mínima das Faculdades e Institutos, de docentes, alunos e técnicos.
Sugestões de temas
Como se preparar para receber avaliadores externos
PDI e Avaliação Institucional
A função da Instituição de ensino superior pública na sociedade
A UnB vista por quem no passado participou das suas unidades (docente, discente e técnico – administrativo)
Progressão Funcional
Ampliar o tema avaliação docente.
Aprofundar os critérios de avaliação da Universidade e formas de aumentar a divulgação das ações da CPA.
Avaliação do Aprendizado
Meios para ampliar a avaliação feita pelo discente
Recebimento da Avaliação dos Docentes: evolução a partir dos resultados
Avaliação de Desempenho
Avaliação da qualidade do trabalho

Maiores informações sobre o 1º Aval podem ser consultadas no Relatório de Autoavaliação UnB 2014.

ATEN??O O conte?do dos artigos ? de responsabilidade do autor e expressa sua vis?o sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de m?dia desde que sejam citados os cr?ditos do autor. Edi??es ou altera??es s? podem ser feitas com autoriza??o do autor.