Introdução

A Comissão Própria de Avaliação da UnB lança anualmente a consulta à comunidade acadêmica, como forma de ouvir alunos, docentes e técnicos acerca dos mais variados assuntos que permeiam a Universidade. Dessa forma, a comunidade é questionada acerca da percepção em torno de políticas acadêmicas e de gestão, planejamento, avaliação e desenvolvimento institucional e infraestrura física. A CPA espera, a partir de ações como a da Consulta à Comunidade Acadêmica, ampliar cada vez mais o envolvimento da comunidade no processo de autoavaliação institucional e assim garantir que a avaliação seja um processo sistêmico e permanente na Instituição.

Metodologia

A Consulta à Comunidade Acadêmica é realizada anualmente, desde 2014. Em 2019, a pesquisa foi realizada por meio da plataforma questionarios.unb, os dados foram armazenados em servidor próprio da Universidade e tratados pela Diretoria de Avaliação e Informações Gerenciais (DAI), vinculada ao Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO). A Consulta ficou aberta no período de novembro a dezembro de 2019.

Os resultados da Consulta à Comunidade Acadêmica 2019 são apresentados no formato global para a UnB e segmentado por unidade. Os relatórios segmentados são elaborados atendendo o critério de, no mínimo, cinco respondentes por segmento, para evitar identificação dos respondentes. O segmento que não atenda esse critério é excluído do relatório.

Este relatório apresenta os resultados da unidade Instituto de Ciências Biológicas - IB.

Resultados

Tabela 1: Perfil dos respondentes da Consulta à Comunidade Acadêmica
Unidade Discentes Docentes Técnicos Total
IB 142 45 12 199
Total 142 45 12 199
Tabela 2: Tempo de trabalho na UnB
Tempo Docentes Técnicos
Até 3 anos 12% 16%
Mais de 3 anos e menos de 5 anos 16%
Mais de 5 anos e menos de 10 anos 22% 50%
Mais de 10 anos e menos de 20 anos 22% 16%
Mais de 20 anos e menos de 30 anos 38%
Mais de 30 anos 4%
Tabela 3: Tempo de estudo na UnB
Tempo Discentes
Até 1 ano 36%
Mais de 1 ano e menos de 2 anos 16%
Mais de 2 anos e menos de 3 anos 16%
Mais de 3 anos e menos de 4 anos 16%
Mais de 4 anos e menos de 5 anos 12%
Mais de 5 anos 4%

Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)

À comunidade, questionou-se acerca do conhecimento sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB.

Comissão Própria de Avaliação da UnB

À comunidade, questionou-se acerca do conhecimento sobre a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UnB.

Avaliação da gestão da UnB

Tabela 4: Avaliação da gestão da UnB pelos discentes
Classe Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente Não conheço Conheço, mas nunca utilizei
A comunidade acadêmica é incentivada a participar da definição das políticas de gestão 8% 11% 8% 17% 6% 6% 2%
As ações institucionais estão de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB 1% 1% 6% 4% 2% 44% 1%
A Instituição faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 4% 2% 10% 8% 10% 25% 1%
Os meios de comunicação da Instituição são eficazes 5% 15% 2% 24% 10% 3% 0%
Os programas de apoio aos estudantes funcionam de modo satisfatório. 8% 16% 1% 20% 3% 5% 6%
A emissão de documentos digitais estudantis como declarações, comprovante de matrícula e histórico escolar ficou mais fácil. 0% 0% 1% 6% 51% 0% 0%
O sistema utilizado para a emissão de documentos digitais estudantis como declarações, comprovante de matrícula e histórico escolar funciona adequadamente. 0% 1% 1% 9% 46% 1% 0%
O novo processo emissão de documentos digitais estudantis como declarações, comprovante de matrícula e histórico escolar representou uma mudança positiva em minha vida acadêmica. 0% 0% 2% 8% 48% 1% 0%
É fácil realizar a solicitação de aproveitamento de estudos utilizando o Sistema Eletrônico de Informações (SEI). 3% 3% 4% 3% 9% 26% 11%
O novo processo de aproveitamento de estudos, utilizando o SEI, facilitou a minha vida acadêmica. 2% 1% 5% 3% 7% 28% 12%
Tabela 5: Avaliação da gestão da UnB pelos docentes
Classe Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente Não conheço Conheço, mas nunca utilizei
A comunidade acadêmica é incentivada a participar da definição das políticas de gestão 9% 4% 2% 33% 13% 4% 7%
As ações institucionais estão de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB 7% 2% 2% 11% 22% 27% 2%
A Instituição faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 4% 7% 2% 13% 16% 29% 2%
A minha unidade faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 7% 9% 7% 24% 9% 18% 0%
Os meios de comunicação da Instituição são eficazes 4% 11% 0% 47% 11% 0% 0%
Os programas de apoio aos estudantes funcionam de modo satisfatório. 4% 2% 2% 38% 18% 4% 4%
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é uma ferramenta de gestão eficaz. 0% 7% 0% 31% 33% 0% 2%
O Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC) é uma ferramenta de gestão eficaz. 13% 7% 7% 9% 4% 18% 16%
O Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIG-RH) é uma ferramenta de gestão eficaz. 7% 4% 7% 24% 4% 18% 9%
Com o Programa Simplifica UnB, Realizar a solicitação de progressão docente ficou mais fácil. 2% 7% 0% 22% 20% 4% 18%
Com o Programa Simplifica UnB, o processo de progressão docente está mais rápido.] 2% 0% 0% 27% 22% 7% 16%
Com o Programa Simplifica UnB, o novo Sistema de Acompanhamento de Desempenho Discente (SADD), utilizado para pedido de progressão docente, funciona adequadamente.] 2% 11% 0% 31% 7% 7% 16%
Com o Programa SImplifica UnB, o novo processo de aproveitamento de estudos que é encaminhado pelos estudantes por meio de SEI, tem funcionado de modo adequado. 2% 2% 4% 16% 29% 11% 9%
Tabela 6: Avaliação da gestão da UnB pelos técnicos
Classe Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente Não conheço Conheço, mas nunca utilizei
A comunidade acadêmica é incentivada a participar da definição das políticas de gestão 17% 25% 17% 25% 0% 8% 0%
As ações institucionais estão de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB 8% 8% 0% 25% 0% 50% 0%
A Instituição faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 0% 17% 17% 25% 0% 33% 0%
A minha unidade faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 8% 17% 0% 33% 0% 33% 0%
Os meios de comunicação da Instituição são eficazes 8% 17% 8% 42% 17% 0% 0%
Os programas de apoio aos estudantes funcionam de modo satisfatório. 0% 8% 33% 42% 0% 8% 0%
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é uma ferramenta de gestão eficaz. 0% 8% 0% 33% 42% 0% 8%
O Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC) é uma ferramenta de gestão eficaz. 8% 0% 0% 33% 17% 17% 17%
O Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIG-RH) é uma ferramenta de gestão eficaz. 8% 0% 8% 17% 17% 8% 8%
Com o Programa Simplifica UnB, o novo processo de aproveitamento de estudos que é encaminhado pelos estudantes por meio de SEI, tem funcionado de modo adequado. 0% 0% 25% 8% 8% 33% 17%

Meios de comunicação utilizados

Tabela 7: Meios de comunicação utilizados para obter informações da UnB
Discentes Docentes Técnicos
E-mail institucional 22% 62% 83%
Facebook 30% 2% 17%
Instagram 33% 2% 8%
Jornal 5% 9% 0%
Site institucional 37% 44% 83%
Twitter 10% 4% 0%
Outros 0% 0% 0%

Ouvidoria

Tabela 8: Utilização dos serviços prestados pela Ouvidoria da UnB
Ouvidoria Discentes Docentes Técnicos
Não, mas tenho conhecimento dos serviços prestados pela Ouvidoria. 34% 58% 64%
Não, pois não tenho conhecimento dos serviços prestados pela Ouvidoria. 52% 18%
Sim, e a resposta foi útil. 8% 16% 28%
Sim, mas a resposta não foi útil. 8% 10% 10%

Infraestrutura

Tabela 9: Infraestrutura avaliada pelos discentes
Completamente Inadequado Parcialmente Inadequado Indiferente Parcialmente Adequado Completamente Adequado Não sei responder
Acesso a internet 2% 20% 2% 60% 16%
Condições de Acessibilidade Física no Campus 6% 26% 4% 48% 6% 10%
Condições gerais dos auditórios 10% 38% 2% 40% 8% 4%
Espaços de convivência e alimentação (exceto RU) 2% 16% 12% 46% 20% 2%
Espaços de Estudo (Exceto BCE e Blocos de Salas) 8% 26% 2% 34% 20% 12%
Espaços de Estudo da BCE 4% 4% 32% 54% 8%
Espaços de Estudo dos Blocos de Salas 4% 14% 6% 50% 22% 4%
Estacionamento 8% 30% 12% 26% 10% 12%
Iluminação Pública 26% 40% 4% 20% 6% 4%
Instalações sanitárias 20% 40% 2% 28% 8%
Restaurante Universitário 6% 6% 4% 46% 34% 4%
Sala de Aula 4% 20% 56% 20%
Sala para Docente 2% 6% 16% 14% 12% 50%
Segurança do Campus 26% 28% 4% 36% 4%
Suporte tecnológico para as atividades administrativas 4% 12% 12% 22% 6% 42%
Tabela 10: Infraestrutura avaliada pelos docentes
Completamente Inadequado Parcialmente Inadequado Indiferente Parcialmente Adequado Completamente Adequado Não sei responder
Acesso a internet 16% 54% 30%
Condições de Acessibilidade Física no Campus 4% 34% 54% 4% 6%
Condições gerais dos auditórios 4% 22% 6% 58% 10% 4%
Espaços de convivência e alimentação (exceto RU) 22% 28% 42% 6% 4%
Espaços de Estudo (Exceto BCE e Blocos de Salas) 16% 30% 4% 30% 10% 12%
Espaços de Estudo da BCE 6% 4% 40% 22% 30%
Espaços de Estudo dos Blocos de Salas 4% 28% 30% 12% 28%
Estacionamento 18% 46% 24% 12%
Iluminação Pública 22% 48% 22% 6% 4%
Instalações da unidade de trabalho 16% 4% 70% 6% 6%
Instalações sanitárias 18% 24% 6% 46% 6%
Restaurante Universitário 10% 4% 36% 18% 34%
Sala de Aula 6% 42% 48% 4%
Sala para Docente 10% 6% 40% 34% 12%
Segurança do Campus 10% 54% 6% 24% 6%
Suporte tecnológico para as atividades administrativas 6% 40% 6% 22% 18% 10%
Tabela 11: Infraestrutura avaliada pelos técnicos
Completamente Inadequado Parcialmente Inadequado Indiferente Parcialmente Adequado Completamente Adequado Não sei responder
Acesso a internet 10% 10% 64% 18%
Condições de Acessibilidade Física no Campus 18% 18% 54% 10%
Condições gerais dos auditórios 10% 18% 10% 46% 10% 10%
Espaços de convivência e alimentação (exceto RU) 10% 36% 36% 10% 10%
Estacionamento 10% 28% 10% 36% 18%
Iluminação Pública 10% 46% 18% 28%
Instalações da unidade de trabalho 36% 64%
Instalações sanitárias 36% 46% 18%
Restaurante Universitário 18% 18% 36% 28%
Segurança do Campus 64% 36%
Suporte tecnológico para as atividades administrativas 10% 36% 46% 10%

Produção acadêmica

Tabela 12: A UnB me estimula a produzir publicações científicas, didático-pedagógicas, tecnológicas, artísticas ou culturais
Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente
Discente 8% 10% 4% 44% 34%
Docente 4% 18% 4% 46% 30%

Ações de capacitação

Aos docentes e técnicos, questionou-se acerca da participação em ações de capacitação promovidas ou custeadas pela UnB

Tabela 13: Por qual motivo você não participou?
Motivo Docentes Técnicos
Não houve incentivo/apoio da chefia 20%
Não houve interesse de minha parte 34% 20%
Não houve oferta compatível com a minha área de atuação 42% 60%
Outros 24%

Aspectos prioritários para o funcionamento da UnB

Tabela 14: os três aspectos prioritários mais votados pelos estudantes
Classe Investimento em pesquisa/iniciação científica Segurança Avaliação docente
Discentes 23% 20% 13%
Tabela 15: os três aspectos prioritários mais votados pelos docentes
Classe Investimento em pesquisa/iniciação científica Infraestrutura Física Apoio/recursos nas aulas
Docentes 24% 36% 29%
Tabela 16: os três aspectos prioritários mais votados pelos técnicos
Classe Processos mais eficientes Capacitação para Gestores Descentralização Orçamentária
Técnicos 42% 33% 33%