Introdução

A Comissão Própria de Avaliação da UnB lança anualmente a consulta à comunidade acadêmica, como forma de ouvir alunos, docentes e técnicos acerca dos mais variados assuntos que permeiam a Universidade. Dessa forma, a comunidade é questionada acerca da percepção em torno de políticas acadêmicas e de gestão, planejamento, avaliação e desenvolvimento institucional e infraestrura física. A CPA espera, a partir de ações como a da Consulta à Comunidade Acadêmica, ampliar cada vez mais o envolvimento da comunidade no processo de autoavaliação institucional e assim garantir que a avaliação seja um processo sistêmico e permanente na Instituição.

Metodologia

A Consulta à Comunidade Acadêmica é realizada anualmente, desde 2014. Em 2019, a pesquisa foi realizada por meio da plataforma questionarios.unb, os dados foram armazenados em servidor próprio da Universidade e tratados pela Diretoria de Avaliação e Informações Gerenciais (DAI), vinculada ao Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO). A Consulta ficou aberta no período de novembro a dezembro de 2019.

Os resultados da Consulta à Comunidade Acadêmica 2019 são apresentados no formato global para a UnB e segmentado por unidade. Os relatórios segmentados são elaborados atendendo o critério de, no mínimo, cinco respondentes por segmento, para evitar identificação dos respondentes. O segmento que não atenda esse critério é excluído do relatório.

Este relatório apresenta os resultados da unidade Faculdade de Educação - FE.

Resultados

Tabela 1: Perfil dos respondentes da Consulta à Comunidade Acadêmica
Unidade Discentes Docentes Técnicos Total
FE 94 31 7 132
Total 94 31 7 132
Tabela 2: Tempo de trabalho na UnB
Tempo Docentes Técnicos
Até 3 anos 26%
Mais de 3 anos e menos de 5 anos 12% 14%
Mais de 5 anos e menos de 10 anos 30% 28%
Mais de 10 anos e menos de 20 anos 26% 14%
Mais de 20 anos e menos de 30 anos 6% 42%
Tabela 3: Tempo de estudo na UnB
Tempo Discentes
Até 1 ano 38%
Mais de 1 ano e menos de 2 anos 16%
Mais de 2 anos e menos de 3 anos 22%
Mais de 3 anos e menos de 4 anos 14%
Mais de 4 anos e menos de 5 anos 8%

Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)

À comunidade, questionou-se acerca do conhecimento sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB.

Comissão Própria de Avaliação da UnB

À comunidade, questionou-se acerca do conhecimento sobre a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UnB.

Avaliação da gestão da UnB

Tabela 4: Avaliação da gestão da UnB pelos discentes
Classe Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente Não conheço Conheço, mas nunca utilizei
A comunidade acadêmica é incentivada a participar da definição das políticas de gestão 3% 14% 5% 22% 12% 14% 0%
As ações institucionais estão de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB 2% 1% 3% 7% 6% 50% 0%
A Instituição faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 2% 4% 1% 11% 16% 35% 0%
Os meios de comunicação da Instituição são eficazes 4% 12% 2% 34% 13% 4% 0%
Os programas de apoio aos estudantes funcionam de modo satisfatório. 7% 11% 1% 23% 10% 12% 5%
A emissão de documentos digitais estudantis como declarações, comprovante de matrícula e histórico escolar ficou mais fácil. 0% 1% 0% 11% 57% 0% 0%
O sistema utilizado para a emissão de documentos digitais estudantis como declarações, comprovante de matrícula e histórico escolar funciona adequadamente. 0% 1% 0% 13% 55% 0% 0%
O novo processo emissão de documentos digitais estudantis como declarações, comprovante de matrícula e histórico escolar representou uma mudança positiva em minha vida acadêmica. 0% 0% 2% 15% 52% 0% 0%
É fácil realizar a solicitação de aproveitamento de estudos utilizando o Sistema Eletrônico de Informações (SEI). 2% 6% 1% 11% 12% 24% 13%
O novo processo de aproveitamento de estudos, utilizando o SEI, facilitou a minha vida acadêmica. 3% 2% 5% 7% 11% 29% 12%
Tabela 5: Avaliação da gestão da UnB pelos docentes
Classe Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente Não conheço Conheço, mas nunca utilizei
A comunidade acadêmica é incentivada a participar da definição das políticas de gestão 6% 10% 0% 32% 29% 10% 0%
As ações institucionais estão de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB 0% 6% 0% 32% 26% 19% 3%
A Instituição faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 6% 6% 0% 23% 19% 29% 3%
A minha unidade faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 13% 13% 0% 23% 16% 23% 0%
Os meios de comunicação da Instituição são eficazes 6% 23% 0% 32% 26% 0% 0%
Os programas de apoio aos estudantes funcionam de modo satisfatório. 6% 19% 0% 29% 19% 10% 3%
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é uma ferramenta de gestão eficaz. 6% 6% 0% 42% 32% 0% 0%
O Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC) é uma ferramenta de gestão eficaz. 6% 10% 0% 23% 13% 32% 3%
O Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIG-RH) é uma ferramenta de gestão eficaz. 0% 10% 3% 39% 13% 16% 3%
Com o Programa Simplifica UnB, Realizar a solicitação de progressão docente ficou mais fácil. 6% 6% 6% 39% 13% 10% 6%
Com o Programa Simplifica UnB, o processo de progressão docente está mais rápido.] 6% 10% 3% 23% 26% 13% 6%
Com o Programa Simplifica UnB, o novo Sistema de Acompanhamento de Desempenho Discente (SADD), utilizado para pedido de progressão docente, funciona adequadamente.] 13% 10% 0% 35% 6% 16% 6%
Com o Programa SImplifica UnB, o novo processo de aproveitamento de estudos que é encaminhado pelos estudantes por meio de SEI, tem funcionado de modo adequado. 0% 3% 6% 35% 13% 26% 3%
Tabela 6: Avaliação da gestão da UnB pelos técnicos
Classe Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente Não conheço Conheço, mas nunca utilizei
A comunidade acadêmica é incentivada a participar da definição das políticas de gestão 0% 14% 0% 43% 0% 14% 0%
As ações institucionais estão de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB 0% 14% 0% 43% 0% 14% 0%
A Instituição faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 0% 43% 0% 29% 0% 0% 0%
A minha unidade faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 0% 43% 0% 29% 0% 0% 0%
Os meios de comunicação da Instituição são eficazes 0% 0% 0% 57% 14% 0% 0%
Os programas de apoio aos estudantes funcionam de modo satisfatório. 0% 0% 14% 43% 14% 0% 0%
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é uma ferramenta de gestão eficaz. 0% 14% 0% 14% 43% 0% 0%
O Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC) é uma ferramenta de gestão eficaz. 0% 0% 14% 14% 29% 14% 0%
O Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIG-RH) é uma ferramenta de gestão eficaz. 0% 29% 0% 29% 29% 0% 0%
Com o Programa Simplifica UnB, o novo processo de aproveitamento de estudos que é encaminhado pelos estudantes por meio de SEI, tem funcionado de modo adequado. 0% 0% 29% 0% 29% 14% 0%

Meios de comunicação utilizados

Tabela 7: Meios de comunicação utilizados para obter informações da UnB
Discentes Docentes Técnicos
E-mail institucional 33% 71% 71%
Facebook 26% 13% 0%
Instagram 30% 10% 0%
Jornal 2% 10% 0%
Site institucional 47% 74% 43%
Twitter 7% 6% 0%
Outros 0% 0% 0%

Ouvidoria

Tabela 8: Utilização dos serviços prestados pela Ouvidoria da UnB
Ouvidoria Discentes Docentes Técnicos
Não, mas tenho conhecimento dos serviços prestados pela Ouvidoria. 40% 70% 80%
Não, pois não tenho conhecimento dos serviços prestados pela Ouvidoria. 44% 4% 20%
Sim, e a resposta foi útil. 10% 12%
Sim, mas a resposta não foi útil. 8% 14%

Infraestrutura

Tabela 9: Infraestrutura avaliada pelos discentes
Completamente Inadequado Parcialmente Inadequado Indiferente Parcialmente Adequado Completamente Adequado Não sei responder
Acesso a internet 2% 10% 2% 56% 26% 4%
Condições de Acessibilidade Física no Campus 8% 24% 50% 6% 10%
Condições gerais dos auditórios 4% 16% 6% 54% 8% 10%
Espaços de convivência e alimentação (exceto RU) 8% 10% 6% 52% 14% 10%
Espaços de Estudo (Exceto BCE e Blocos de Salas) 14% 12% 12% 32% 16% 12%
Espaços de Estudo da BCE 2% 2% 2% 36% 50% 10%
Espaços de Estudo dos Blocos de Salas 8% 10% 4% 36% 16% 30%
Estacionamento 8% 22% 4% 40% 18% 8%
Iluminação Pública 12% 42% 4% 30% 2% 10%
Instalações sanitárias 28% 40% 2% 22% 6% 4%
Restaurante Universitário 4% 10% 2% 36% 34% 14%
Sala de Aula 6% 30% 2% 46% 12% 4%
Sala para Docente 2% 6% 8% 28% 6% 50%
Segurança do Campus 16% 32% 4% 34% 6% 6%
Suporte tecnológico para as atividades administrativas 2% 22% 8% 24% 16% 30%
Tabela 10: Infraestrutura avaliada pelos docentes
Completamente Inadequado Parcialmente Inadequado Indiferente Parcialmente Adequado Completamente Adequado Não sei responder
Acesso a internet 4% 12% 74% 12%
Condições de Acessibilidade Física no Campus 22% 22% 44% 12%
Condições gerais dos auditórios 38% 30% 26% 8%
Espaços de convivência e alimentação (exceto RU) 14% 18% 12% 38% 8% 12%
Espaços de Estudo (Exceto BCE e Blocos de Salas) 22% 26% 12% 30% 4% 8%
Espaços de Estudo da BCE 8% 8% 44% 34% 8%
Espaços de Estudo dos Blocos de Salas 26% 8% 8% 22% 14% 22%
Estacionamento 14% 18% 44% 22%
Iluminação Pública 26% 34% 4% 34% 4%
Instalações da unidade de trabalho 30% 40% 4% 22% 4%
Instalações sanitárias 38% 34% 4% 26%
Restaurante Universitário 8% 8% 40% 18% 26%
Sala de Aula 18% 40% 38% 4%
Sala para Docente 26% 34% 38% 4%
Segurança do Campus 26% 26% 12% 38%
Suporte tecnológico para as atividades administrativas 18% 34% 40% 8%
Tabela 11: Infraestrutura avaliada pelos técnicos
Completamente Adequado Parcialmente Adequado Parcialmente Inadequado Completamente Inadequado Indiferente
Acesso a internet 20% 80%
Condições de Acessibilidade Física no Campus 20% 80%
Condições gerais dos auditórios 20% 40% 40%
Espaços de convivência e alimentação (exceto RU) 20% 40% 40%
Estacionamento 20% 60% 20%
Iluminação Pública 20% 80%
Instalações da unidade de trabalho 20% 60% 20%
Instalações sanitárias 20% 20% 60%
Restaurante Universitário 20% 80%
Segurança do Campus 60% 40%
Suporte tecnológico para as atividades administrativas 20% 20% 60%

Produção acadêmica

Tabela 12: A UnB me estimula a produzir publicações científicas, didático-pedagógicas, tecnológicas, artísticas ou culturais
Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente
Discente 10% 4% 4% 44% 38%
Docente 14% 22% 4% 22% 38%

Ações de capacitação

Aos docentes e técnicos, questionou-se acerca da participação em ações de capacitação promovidas ou custeadas pela UnB

Tabela 13: Por qual motivo você não participou?
Motivo Docentes Técnicos
Não houve incentivo/apoio da chefia 8%
Não houve interesse de minha parte 14% 66%
Não houve oferta compatível com a minha área de atuação 72% 34%
Outros 8%

Aspectos prioritários para o funcionamento da UnB

Tabela 14: os três aspectos prioritários mais votados pelos estudantes
Classe Infraestrutura Física Segurança Mais vagas nas disciplinas ofertadas
Discentes 22% 23% 17%
Tabela 15: os três aspectos prioritários mais votados pelos docentes
Classe Infraestrutura Física Investimento em pesquisa/iniciação científica Criação de canal para dialogar, ouvir e orientar o aluno
Docentes 35% 23% 19%
Tabela 16: os três aspectos prioritários mais votados pelos técnicos
Classe Infraestrutura Física Manutenção Capacitação para Gestores
Técnicos 43% 43% 29%