Introdução

A Comissão Própria de Avaliação da UnB lança anualmente a consulta à comunidade acadêmica, como forma de ouvir alunos, docentes e técnicos acerca dos mais variados assuntos que permeiam a Universidade. Dessa forma, a comunidade é questionada acerca da percepção em torno de políticas acadêmicas e de gestão, planejamento, avaliação e desenvolvimento institucional e infraestrura física. A CPA espera, a partir de ações como a da Consulta à Comunidade Acadêmica, ampliar cada vez mais o envolvimento da comunidade no processo de autoavaliação institucional e assim garantir que a avaliação seja um processo sistêmico e permanente na Instituição.

Metodologia

A Consulta à Comunidade Acadêmica é realizada anualmente, desde 2014. Em 2019, a pesquisa foi realizada por meio da plataforma questionarios.unb, os dados foram armazenados em servidor próprio da Universidade e tratados pela Diretoria de Avaliação e Informações Gerenciais (DAI), vinculada ao Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO). A Consulta ficou aberta no período de novembro a dezembro de 2019.

Os resultados da Consulta à Comunidade Acadêmica 2019 são apresentados no formato global para a UnB e segmentado por unidade. Os relatórios segmentados são elaborados atendendo o critério de, no mínimo, cinco respondentes por segmento, para evitar identificação dos respondentes. O segmento que não atenda esse critério é excluído do relatório.

Este relatório apresenta os resultados da unidade Faculdade de Ceilândia - FCE.

Resultados

Tabela 1: Perfil dos respondentes da Consulta à Comunidade Acadêmica
Unidade Discentes Docentes Técnicos Total
FCE 161 28 11 200
Total 161 28 11 200
Tabela 2: Tempo de trabalho na UnB
Tempo Docentes Técnicos
Até 3 anos 8% 10%
Mais de 3 anos e menos de 5 anos 8%
Mais de 5 anos e menos de 10 anos 58% 28%
Mais de 10 anos e menos de 20 anos 28% 36%
Mais de 20 anos e menos de 30 anos 28%
Tabela 3: Tempo de estudo na UnB
Tempo Discentes
Até 1 ano 44%
Mais de 1 ano e menos de 2 anos 22%
Mais de 2 anos e menos de 3 anos 14%
Mais de 3 anos e menos de 4 anos 6%
Mais de 4 anos e menos de 5 anos 8%
Mais de 5 anos 4%

Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)

À comunidade, questionou-se acerca do conhecimento sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB.

Comissão Própria de Avaliação da UnB

À comunidade, questionou-se acerca do conhecimento sobre a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UnB.

Avaliação da gestão da UnB

Tabela 4: Avaliação da gestão da UnB pelos discentes
Classe Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente Não conheço Conheço, mas nunca utilizei
A comunidade acadêmica é incentivada a participar da definição das políticas de gestão 4% 12% 6% 18% 7% 8% 2%
As ações institucionais estão de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB 1% 2% 8% 5% 4% 36% 1%
A Instituição faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 2% 4% 7% 15% 9% 20% 1%
Os meios de comunicação da Instituição são eficazes 4% 12% 3% 22% 14% 2% 1%
Os programas de apoio aos estudantes funcionam de modo satisfatório. 4% 11% 5% 20% 7% 7% 4%
A emissão de documentos digitais estudantis como declarações, comprovante de matrícula e histórico escolar ficou mais fácil. 1% 1% 0% 4% 50% 2% 0%
O sistema utilizado para a emissão de documentos digitais estudantis como declarações, comprovante de matrícula e histórico escolar funciona adequadamente. 1% 1% 1% 5% 48% 2% 0%
O novo processo emissão de documentos digitais estudantis como declarações, comprovante de matrícula e histórico escolar representou uma mudança positiva em minha vida acadêmica. 1% 1% 4% 9% 42% 2% 0%
É fácil realizar a solicitação de aproveitamento de estudos utilizando o Sistema Eletrônico de Informações (SEI). 3% 4% 4% 3% 9% 27% 7%
O novo processo de aproveitamento de estudos, utilizando o SEI, facilitou a minha vida acadêmica. 4% 2% 6% 4% 7% 28% 7%
Tabela 5: Avaliação da gestão da UnB pelos docentes
Classe Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente Não conheço Conheço, mas nunca utilizei
A comunidade acadêmica é incentivada a participar da definição das políticas de gestão 0% 4% 7% 39% 25% 0% 7%
As ações institucionais estão de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB 0% 0% 4% 32% 21% 25% 0%
A Instituição faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 4% 0% 4% 39% 29% 7% 0%
A minha unidade faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 7% 7% 0% 25% 32% 11% 0%
Os meios de comunicação da Instituição são eficazes 0% 4% 0% 54% 25% 0% 0%
Os programas de apoio aos estudantes funcionam de modo satisfatório. 0% 18% 11% 32% 18% 4% 0%
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é uma ferramenta de gestão eficaz. 0% 0% 0% 14% 68% 0% 0%
O Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC) é uma ferramenta de gestão eficaz. 0% 4% 0% 18% 14% 32% 14%
O Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIG-RH) é uma ferramenta de gestão eficaz. 0% 0% 4% 21% 14% 18% 7%
Com o Programa Simplifica UnB, Realizar a solicitação de progressão docente ficou mais fácil. 0% 4% 0% 11% 64% 0% 4%
Com o Programa Simplifica UnB, o processo de progressão docente está mais rápido.] 0% 4% 0% 21% 54% 0% 4%
Com o Programa Simplifica UnB, o novo Sistema de Acompanhamento de Desempenho Discente (SADD), utilizado para pedido de progressão docente, funciona adequadamente.] 4% 7% 0% 39% 21% 4% 7%
Com o Programa SImplifica UnB, o novo processo de aproveitamento de estudos que é encaminhado pelos estudantes por meio de SEI, tem funcionado de modo adequado. 0% 4% 7% 32% 18% 14% 7%
Tabela 6: Avaliação da gestão da UnB pelos técnicos
Classe Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente Não conheço Conheço, mas nunca utilizei
A comunidade acadêmica é incentivada a participar da definição das políticas de gestão 18% 18% 27% 27% 0% 0% 0%
As ações institucionais estão de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB 9% 0% 18% 45% 0% 18% 0%
A Instituição faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 9% 0% 18% 45% 0% 18% 0%
A minha unidade faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 9% 0% 18% 45% 0% 18% 0%
Os meios de comunicação da Instituição são eficazes 9% 0% 9% 36% 36% 0% 0%
Os programas de apoio aos estudantes funcionam de modo satisfatório. 0% 9% 9% 36% 27% 0% 9%
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é uma ferramenta de gestão eficaz. 0% 0% 0% 36% 55% 0% 0%
O Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC) é uma ferramenta de gestão eficaz. 9% 0% 18% 18% 27% 9% 9%
O Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIG-RH) é uma ferramenta de gestão eficaz. 0% 9% 0% 45% 27% 0% 0%
Com o Programa Simplifica UnB, o novo processo de aproveitamento de estudos que é encaminhado pelos estudantes por meio de SEI, tem funcionado de modo adequado. 9% 0% 9% 9% 9% 55% 0%

Meios de comunicação utilizados

Tabela 7: Meios de comunicação utilizados para obter informações da UnB
Discentes Docentes Técnicos
E-mail institucional 18% 64% 91%
Facebook 30% 4% 9%
Instagram 37% 11% 9%
Jornal 6% 4% 9%
Site institucional 43% 68% 82%
Twitter 5% 0% 0%
Outros 0% 0% 0%

Ouvidoria

Tabela 8: Utilização dos serviços prestados pela Ouvidoria da UnB
Ouvidoria Discentes Docentes Técnicos
Não, mas tenho conhecimento dos serviços prestados pela Ouvidoria. 32% 82% 60%
Não, pois não tenho conhecimento dos serviços prestados pela Ouvidoria. 52% 4%
Sim, e a resposta foi útil. 8% 14% 30%
Sim, mas a resposta não foi útil. 10% 10%

Infraestrutura

Tabela 9: Infraestrutura avaliada pelos discentes
Completamente Inadequado Parcialmente Inadequado Indiferente Parcialmente Adequado Completamente Adequado Não sei responder
Acesso a internet 6% 18% 2% 64% 8% 2%
Condições de Acessibilidade Física no Campus 10% 26% 4% 44% 12% 6%
Condições gerais dos auditórios 4% 14% 4% 48% 26% 4%
Espaços de convivência e alimentação (exceto RU) 8% 20% 10% 42% 14% 6%
Espaços de Estudo (Exceto BCE e Blocos de Salas) 10% 20% 8% 40% 10% 10%
Espaços de Estudo da BCE 2% 6% 4% 34% 40% 16%
Espaços de Estudo dos Blocos de Salas 2% 8% 10% 40% 18% 20%
Estacionamento 8% 18% 10% 32% 12% 20%
Iluminação Pública 16% 24% 6% 34% 12% 8%
Instalações sanitárias 10% 22% 4% 38% 24% 2%
Restaurante Universitário 4% 16% 4% 48% 20% 8%
Sala de Aula 20% 2% 56% 20% 2%
Sala para Docente 2% 6% 20% 18% 12% 42%
Segurança do Campus 14% 26% 6% 36% 12% 6%
Suporte tecnológico para as atividades administrativas 4% 8% 10% 32% 8% 34%
Tabela 10: Infraestrutura avaliada pelos docentes
Completamente Inadequado Parcialmente Inadequado Indiferente Parcialmente Adequado Completamente Adequado Não sei responder
Acesso a internet 18% 8% 48% 26%
Condições de Acessibilidade Física no Campus 8% 18% 48% 26%
Condições gerais dos auditórios 4% 48% 48%
Espaços de convivência e alimentação (exceto RU) 4% 26% 4% 34% 30%
Espaços de Estudo (Exceto BCE e Blocos de Salas) 4% 30% 4% 34% 18% 8%
Espaços de Estudo da BCE 4% 30% 44% 22%
Espaços de Estudo dos Blocos de Salas 22% 14% 26% 30% 8%
Estacionamento 4% 18% 48% 26% 4%
Iluminação Pública 4% 8% 4% 40% 40% 4%
Instalações da unidade de trabalho 8% 40% 48% 4%
Instalações sanitárias 8% 30% 60%
Restaurante Universitário 4% 30% 52% 14%
Sala de Aula 4% 14% 4% 52% 26%
Sala para Docente 8% 18% 30% 44%
Segurança do Campus 4% 14% 48% 34%
Suporte tecnológico para as atividades administrativas 4% 14% 4% 34% 40% 4%
Tabela 11: Infraestrutura avaliada pelos técnicos
Completamente Adequado Parcialmente Adequado Parcialmente Inadequado Completamente Inadequado
Acesso a internet 10% 80% 10%
Condições de Acessibilidade Física no Campus 10% 70% 20%
Condições gerais dos auditórios 40% 50% 10%
Espaços de convivência e alimentação (exceto RU) 50% 30% 20%
Estacionamento 60% 30% 10%
Iluminação Pública 10% 70% 20%
Instalações da unidade de trabalho 30% 50% 10% 10%
Instalações sanitárias 40% 40% 20%
Restaurante Universitário 40% 40% 20%
Segurança do Campus 20% 30% 50%
Suporte tecnológico para as atividades administrativas 60% 30% 10%

Produção acadêmica

Tabela 12: A UnB me estimula a produzir publicações científicas, didático-pedagógicas, tecnológicas, artísticas ou culturais
Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente
Discente 4% 14% 8% 46% 28%
Docente 22% 52% 26%

Ações de capacitação

Aos docentes e técnicos, questionou-se acerca da participação em ações de capacitação promovidas ou custeadas pela UnB

Tabela 13: Por qual motivo você não participou?
Motivo Docentes Técnicos
Não houve disponibilidade orçamentária 22% 16%
Não houve interesse de minha parte 8%
Não houve oferta compatível com a minha área de atuação 36% 50%
Outros 36% 34%

Aspectos prioritários para o funcionamento da UnB

Tabela 14: os três aspectos prioritários mais votados pelos estudantes
Classe Mais vagas nas disciplinas ofertadas Infraestrutura Física Investimento em pesquisa/iniciação científica
Discentes 21% 16% 16%
Tabela 15: os três aspectos prioritários mais votados pelos docentes
Classe Capacitação para a docência Investimento em pesquisa/iniciação científica Infraestrutura Física
Docentes 46% 25% 21%
Tabela 16: os três aspectos prioritários mais votados pelos técnicos
Classe Processos mais eficientes Capacitação para Gestores Capacitação para Técnicos
Técnicos 55% 36% 0.36