Introdução

A Comissão Própria de Avaliação da UnB lança anualmente a consulta à comunidade acadêmica, como forma de ouvir alunos, docentes e técnicos acerca dos mais variados assuntos que permeiam a Universidade. Dessa forma, a comunidade é questionada acerca da percepção em torno de políticas acadêmicas e de gestão, planejamento, avaliação e desenvolvimento institucional e infraestrura física. A CPA espera, a partir de ações como a da Consulta à Comunidade Acadêmica, ampliar cada vez mais o envolvimento da comunidade no processo de autoavaliação institucional e assim garantir que a avaliação seja um processo sistêmico e permanente na Instituição.

Metodologia

A Consulta à Comunidade Acadêmica é realizada anualmente, desde 2014. Em 2019, a pesquisa foi realizada por meio da plataforma questionarios.unb, os dados foram armazenados em servidor próprio da Universidade e tratados pela Diretoria de Avaliação e Informações Gerenciais (DAI), vinculada ao Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO). A Consulta ficou aberta no período de novembro a dezembro de 2019.

Os resultados da Consulta à Comunidade Acadêmica 2019 são apresentados no formato global para a UnB e segmentado por unidade. Os relatórios segmentados são elaborados atendendo o critério de, no mínimo, cinco respondentes por segmento, para evitar identificação dos respondentes. O segmento que não atenda esse critério é excluído do relatório.

Este relatório apresenta os resultados da unidade Faculdade de Comunicação - FAC.

Resultados

Tabela 1: Perfil dos respondentes da Consulta à Comunidade Acadêmica
Unidade Discentes Docentes Técnicos Total
FAC 62 9 5 76
Total 62 9 5 76
Tabela 2: Tempo de trabalho na UnB
Tempo Docentes Técnicos
Até 3 anos 12%
Mais de 5 anos e menos de 10 anos 34% 20%
Mais de 10 anos e menos de 20 anos 22% 20%
Mais de 20 anos e menos de 30 anos 20%
Mais de 30 anos 34% 40%
Tabela 3: Tempo de estudo na UnB
Tempo Discentes
Até 1 ano 38%
Mais de 1 ano e menos de 2 anos 18%
Mais de 2 anos e menos de 3 anos 12%
Mais de 3 anos e menos de 4 anos 14%
Mais de 4 anos e menos de 5 anos 12%
Mais de 5 anos 4%

Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)

À comunidade, questionou-se acerca do conhecimento sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB.

Comissão Própria de Avaliação da UnB

À comunidade, questionou-se acerca do conhecimento sobre a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UnB.

Avaliação da gestão da UnB

Tabela 4: Avaliação da gestão da UnB pelos discentes
Classe Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente Não conheço Conheço, mas nunca utilizei
A comunidade acadêmica é incentivada a participar da definição das políticas de gestão 6% 21% 10% 18% 8% 2% 3%
As ações institucionais estão de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB 0% 0% 16% 2% 5% 42% 3%
A Instituição faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 2% 6% 23% 19% 6% 11% 0%
Os meios de comunicação da Instituição são eficazes 5% 13% 3% 34% 11% 2% 0%
Os programas de apoio aos estudantes funcionam de modo satisfatório. 3% 13% 11% 18% 6% 3% 13%
A emissão de documentos digitais estudantis como declarações, comprovante de matrícula e histórico escolar ficou mais fácil. 0% 0% 2% 8% 52% 2% 2%
O sistema utilizado para a emissão de documentos digitais estudantis como declarações, comprovante de matrícula e histórico escolar funciona adequadamente. 0% 0% 2% 15% 45% 2% 2%
O novo processo emissão de documentos digitais estudantis como declarações, comprovante de matrícula e histórico escolar representou uma mudança positiva em minha vida acadêmica. 0% 0% 5% 11% 42% 3% 3%
É fácil realizar a solicitação de aproveitamento de estudos utilizando o Sistema Eletrônico de Informações (SEI). 2% 3% 6% 2% 6% 27% 18%
O novo processo de aproveitamento de estudos, utilizando o SEI, facilitou a minha vida acadêmica. 2% 0% 8% 3% 5% 34% 13%
Tabela 5: Avaliação da gestão da UnB pelos docentes
Classe Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente Não conheço Conheço, mas nunca utilizei
A comunidade acadêmica é incentivada a participar da definição das políticas de gestão 0% 11% 0% 67% 0% 11% 0%
As ações institucionais estão de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB 0% 0% 0% 44% 0% 44% 0%
A Instituição faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 0% 11% 0% 44% 11% 22% 0%
A minha unidade faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 0% 11% 11% 33% 22% 11% 0%
Os meios de comunicação da Instituição são eficazes 0% 33% 11% 44% 0% 0% 0%
Os programas de apoio aos estudantes funcionam de modo satisfatório. 0% 0% 0% 67% 11% 0% 11%
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é uma ferramenta de gestão eficaz. 0% 0% 11% 22% 44% 11% 0%
O Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC) é uma ferramenta de gestão eficaz. 11% 22% 0% 11% 11% 33% 0%
O Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIG-RH) é uma ferramenta de gestão eficaz. 0% 33% 0% 11% 11% 44% 0%
Com o Programa Simplifica UnB, Realizar a solicitação de progressão docente ficou mais fácil. 0% 0% 0% 44% 11% 33% 0%
Com o Programa Simplifica UnB, o processo de progressão docente está mais rápido.] 0% 22% 11% 22% 11% 22% 0%
Com o Programa Simplifica UnB, o novo Sistema de Acompanhamento de Desempenho Discente (SADD), utilizado para pedido de progressão docente, funciona adequadamente.] 0% 0% 0% 33% 11% 33% 11%
Com o Programa SImplifica UnB, o novo processo de aproveitamento de estudos que é encaminhado pelos estudantes por meio de SEI, tem funcionado de modo adequado. 0% 0% 11% 11% 0% 56% 11%
Tabela 6: Avaliação da gestão da UnB pelos técnicos
Classe Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente Não conheço Conheço, mas nunca utilizei
A comunidade acadêmica é incentivada a participar da definição das políticas de gestão 0% 40% 0% 20% 0% 0% 0%
As ações institucionais estão de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB 0% 0% 20% 20% 0% 20% 0%
A Instituição faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 0% 0% 20% 20% 0% 20% 0%
A minha unidade faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 20% 0% 0% 40% 0% 0% 0%
Os meios de comunicação da Instituição são eficazes 0% 40% 0% 0% 20% 0% 0%
Os programas de apoio aos estudantes funcionam de modo satisfatório. 0% 0% 20% 40% 0% 0% 0%
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é uma ferramenta de gestão eficaz. 0% 20% 0% 0% 40% 0% 0%
O Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC) é uma ferramenta de gestão eficaz. 0% 0% 0% 40% 20% 0% 0%
O Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIG-RH) é uma ferramenta de gestão eficaz. 0% 0% 0% 20% 20% 0% 0%
Com o Programa Simplifica UnB, o novo processo de aproveitamento de estudos que é encaminhado pelos estudantes por meio de SEI, tem funcionado de modo adequado. 0% 0% 0% 20% 0% 20% 20%

Meios de comunicação utilizados

Tabela 7: Meios de comunicação utilizados para obter informações da UnB
Discentes Docentes Técnicos
E-mail institucional 31% 67% 40%
Facebook 31% 11% 0%
Instagram 27% 0% 20%
Jornal 6% 0% 0%
Site institucional 56% 89% 60%
Twitter 21% 0% 0%
Outros 0% 0% 0%

Ouvidoria

Tabela 8: Utilização dos serviços prestados pela Ouvidoria da UnB
Ouvidoria Discentes Docentes Técnicos
Não, mas tenho conhecimento dos serviços prestados pela Ouvidoria. 34% 76% 34%
Não, pois não tenho conhecimento dos serviços prestados pela Ouvidoria. 54% 12%
Sim, e a resposta foi útil. 4% 12%
Sim, mas a resposta não foi útil. 6% 66%

Infraestrutura

Tabela 9: Infraestrutura avaliada pelos discentes
Completamente Inadequado Parcialmente Inadequado Indiferente Parcialmente Adequado Completamente Adequado Não sei responder
Acesso a internet 8% 2% 4% 56% 28% 2%
Condições de Acessibilidade Física no Campus 16% 30% 12% 30% 2% 10%
Condições gerais dos auditórios 8% 28% 12% 32% 16% 4%
Espaços de convivência e alimentação (exceto RU) 4% 20% 4% 50% 12% 8%
Espaços de Estudo (Exceto BCE e Blocos de Salas) 12% 20% 10% 30% 22% 4%
Espaços de Estudo da BCE 2% 4% 2% 32% 48% 10%
Espaços de Estudo dos Blocos de Salas 4% 2% 12% 40% 24% 16%
Estacionamento 10% 12% 4% 40% 16% 18%
Iluminação Pública 28% 30% 8% 24% 4% 4%
Instalações sanitárias 28% 50% 4% 10% 4% 2%
Restaurante Universitário 2% 12% 12% 40% 24% 8%
Sala de Aula 12% 8% 48% 30% 2%
Sala para Docente 2% 10% 8% 16% 64%
Segurança do Campus 8% 36% 18% 24% 10% 4%
Suporte tecnológico para as atividades administrativas 8% 12% 24% 16% 40%
Tabela 10: Infraestrutura avaliada pelos docentes
Completamente Inadequado Parcialmente Inadequado Indiferente Parcialmente Adequado Completamente Adequado Não sei responder
Acesso a internet 24% 38% 38%
Condições de Acessibilidade Física no Campus 50% 24% 12% 12%
Condições gerais dos auditórios 24% 76%
Espaços de convivência e alimentação (exceto RU) 24% 24% 50%
Espaços de Estudo (Exceto BCE e Blocos de Salas) 12% 24% 62%
Espaços de Estudo da BCE 62% 38%
Espaços de Estudo dos Blocos de Salas 12% 24% 38% 12% 12%
Estacionamento 38% 38% 24%
Iluminação Pública 12% 38% 50%
Instalações da unidade de trabalho 24% 62% 12%
Instalações sanitárias 24% 62% 12%
Restaurante Universitário 24% 38% 24% 12%
Sala de Aula 12% 12% 76%
Sala para Docente 12% 62% 24%
Segurança do Campus 38% 62%
Suporte tecnológico para as atividades administrativas 12% 62% 12% 12%
Tabela 11: Infraestrutura avaliada pelos técnicos
Completamente Adequado Parcialmente Adequado Completamente Inadequado Parcialmente Inadequado Indiferente
Acesso a internet 34% 66%
Condições de Acessibilidade Física no Campus 34% 66%
Condições gerais dos auditórios 34% 66%
Espaços de convivência e alimentação (exceto RU) 34% 66%
Estacionamento 34% 34% 34%
Iluminação Pública 66% 34%
Instalações da unidade de trabalho 34% 66%
Instalações sanitárias 34% 34% 34%
Restaurante Universitário 100%
Segurança do Campus 100%
Suporte tecnológico para as atividades administrativas 34% 66%

Produção acadêmica

Tabela 12: A UnB me estimula a produzir publicações científicas, didático-pedagógicas, tecnológicas, artísticas ou culturais
Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente
Discente 8% 18% 12% 22% 40%
Docente 12% 12% 50% 24%

Ações de capacitação

Aos docentes e técnicos, questionou-se acerca da participação em ações de capacitação promovidas ou custeadas pela UnB

Tabela 13: Por qual motivo você não participou?
Motivo Docentes Técnicos
Não houve interesse de minha parte 66% 50%
Não houve oferta compatível com a minha área de atuação 34%
Outros 50%

Aspectos prioritários para o funcionamento da UnB

Tabela 14: os três aspectos prioritários mais votados pelos estudantes
Classe Mais vagas nas disciplinas ofertadas Comunicação/Divulgação/Informação Infraestrutura Física
Discentes 19% 18% 18%
Tabela 15: os três aspectos prioritários mais votados pelos docentes
Classe Comunicação/Divulgação/Informação Manutenção Capacitação para coordenação
Docentes 33% 33% 22%
Tabela 16: os três aspectos prioritários mais votados pelos técnicos
Classe Diálogo com a comunidade acadêmica Integração entre as diferentes áreas Capacitação para Gestores
Técnicos 40% 40% 20%