Introdução

A Comissão Própria de Avaliação da UnB lança anualmente a consulta à comunidade acadêmica, como forma de ouvir alunos, docentes e técnicos acerca dos mais variados assuntos que permeiam a Universidade. Dessa forma, a comunidade é questionada acerca da percepção em torno de políticas acadêmicas e de gestão, planejamento, avaliação e desenvolvimento institucional e infraestrura física. A CPA espera, a partir de ações como a da Consulta à Comunidade Acadêmica, ampliar cada vez mais o envolvimento da comunidade no processo de autoavaliação institucional e assim garantir que a avaliação seja um processo sistêmico e permanente na Instituição.

Metodologia

A Consulta à Comunidade Acadêmica é realizada anualmente, desde 2014. Em 2019, a pesquisa foi realizada por meio da plataforma questionarios.unb, os dados foram armazenados em servidor próprio da Universidade e tratados pela Diretoria de Avaliação e Informações Gerenciais (DAI), vinculada ao Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO). A Consulta ficou aberta no período de novembro a dezembro de 2019.

Os resultados da Consulta à Comunidade Acadêmica 2019 são apresentados no formato global para a UnB e segmentado por unidade. Os relatórios segmentados são elaborados atendendo o critério de, no mínimo, cinco respondentes por segmento, para evitar identificação dos respondentes. O segmento que não atenda esse critério é excluído do relatório.

Este relatório apresenta os resultados da unidade Centro de Informática - CPD.

Resultados

Tabela 1: Perfil dos respondentes da Consulta à Comunidade Acadêmica
Unidade Discentes Docentes Tecnicos Total
CPD 2 29 31
Total 0 2 29 31
Tabela 2: Tempo de trabalho na UnB
Tempo Técnicos
Até 3 anos 24%
Mais de 10 anos e menos de 20 anos 28%
Mais de 20 anos e menos de 30 anos 4%
Mais de 3 anos e menos de 5 anos 32%
Mais de 30 anos 6%
Mais de 5 anos e menos de 10 anos 6%

Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)

À comunidade, questionou-se acerca do conhecimento sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB.

Comissão Própria de Avaliação da UnB

À comunidade, questionou-se acerca do conhecimento sobre a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UnB.

Avaliação da gestão da UnB

Tabela 3: Avaliação da gestão da UnB pelos técnicos
Classe Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente Não conheço Conheço, mas nunca utilizei
A comunidade acadêmica é incentivada a participar da definição das políticas de gestão 17% 10% 3% 34% 7% 14% 0%
As ações institucionais estão de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB 7% 14% 0% 34% 10% 14% 7%
A Instituição faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 14% 7% 7% 24% 3% 31% 0%
A minha unidade faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 17% 3% 7% 31% 3% 24% 0%
Os meios de comunicação da Instituição são eficazes 21% 10% 0% 48% 7% 0% 0%
Os programas de apoio aos estudantes funcionam de modo satisfatório. 7% 7% 10% 28% 3% 28% 3%
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é uma ferramenta de gestão eficaz. 3% 10% 0% 24% 48% 0% 0%
O Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC) é uma ferramenta de gestão eficaz. 3% 7% 14% 21% 3% 21% 17%
O Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIG-RH) é uma ferramenta de gestão eficaz. 10% 3% 7% 48% 3% 3% 0%
Com o Programa Simplifica UnB, o novo processo de aproveitamento de estudos que é encaminhado pelos estudantes por meio de SEI, tem funcionado de modo adequado. 0% 3% 10% 10% 3% 45% 14%

Meios de comunicação utilizados

Tabela 4: Meios de comunicação utilizados para obter informações da UnB
Classe E-mail institucional Facebook Instagram Jornal Site institucional Twitter Outros
Técnicos 79% 3% 0% 10% 72% 0% 0%

Ouvidoria

Tabela 5: Utilização dos serviços prestados pela Ouvidoria da UnB
Ouvidoria Técnicos
Não, mas tenho conhecimento dos serviços prestados pela Ouvidoria. 76%
Não, pois não tenho conhecimento dos serviços prestados pela Ouvidoria. 8%
Sim, e a resposta foi útil. 4%
Sim, mas a resposta não foi útil. 12%

Infraestrutura

Tabela 6: Infraestrutura avaliada pelos técnicos
Completamente Inadequado Parcialmente Inadequado Indiferente Parcialmente Adequado Completamente Adequado Não sei responder
Acesso a internet 4% 4% 44% 48%
Condições de Acessibilidade Física no Campus 8% 40% 40% 4% 8%
Condições gerais dos auditórios 4% 20% 12% 32% 4% 28%
Espaços de convivência e alimentação (exceto RU) 8% 32% 4% 36% 8% 12%
Estacionamento 12% 40% 44% 4%
Iluminação Pública 12% 36% 48% 4%
Instalações da unidade de trabalho 12% 28% 8% 48% 4%
Instalações sanitárias 20% 44% 4% 32%
Restaurante Universitário 4% 12% 16% 44% 4% 20%
Segurança do Campus 8% 48% 44%
Suporte tecnológico para as atividades administrativas 4% 20% 60% 16%

Ações de capacitação

Aos docentes e técnicos, questionou-se acerca da participação em ações de capacitação promovidas ou custeadas pela UnB

Tabela 7: Por qual motivo você não participou?
Motivo Técnicos
Não houve disponibilidade orçamentária 18%
Não houve incentivo/apoio da chefia 28%
Não houve interesse de minha parte 28%
Não houve oferta compatível com a minha área de atuação 28%

Aspectos prioritários para o funcionamento da UnB

Tabela 8: os três aspectos prioritários mais votados pelos técnicos
Classe Processos mais eficientes Capacitação para Gestores Gestão Participativa
Técnicos 45% 31% 28%