Introdução

A Comissão Própria de Avaliação da UnB lança anualmente a consulta à comunidade acadêmica, como forma de ouvir alunos, docentes e técnicos acerca dos mais variados assuntos que permeiam a Universidade. Dessa forma, a comunidade é questionada acerca da percepção em torno de políticas acadêmicas e de gestão, planejamento, avaliação e desenvolvimento institucional e infraestrura física. A CPA espera, a partir de ações como a da Consulta à Comunidade Acadêmica, ampliar cada vez mais o envolvimento da comunidade no processo de autoavaliação institucional e assim garantir que a avaliação seja um processo sistêmico e permanente na Instituição.

Metodologia

A Consulta à Comunidade Acadêmica é realizada anualmente, desde 2014. Em 2019, a pesquisa foi realizada por meio da plataforma questionarios.unb, os dados foram armazenados em servidor próprio da Universidade e tratados pela Diretoria de Avaliação e Informações Gerenciais (DAI), vinculada ao Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO). A Consulta ficou aberta no período de novembro a dezembro de 2019.

Os resultados da Consulta à Comunidade Acadêmica 2019 são apresentados no formato global para a UnB e segmentado por unidade. Os relatórios segmentados são elaborados atendendo o critério de, no mínimo, cinco respondentes por segmento, para evitar identificação dos respondentes. O segmento que não atenda esse critério é excluído do relatório.

Este relatório apresenta os resultados da unidade Centro de Desenvolvimento Sustentável - CDS.

Resultados

Tabela 1: Perfil dos respondentes da Consulta à Comunidade Acadêmica
Unidade Discentes Docentes Técnicos Total
CDS 10 2 1 13
Total 10 2 1 13
Tabela 2: Tempo de estudo na UnB
Tempo Discentes
Até 1 ano 60%
Mais de 1 ano e menos de 2 anos 20%
Mais de 3 anos e menos de 4 anos 20%

Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)

À comunidade, questionou-se acerca do conhecimento sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB.

Comissão Própria de Avaliação da UnB

À comunidade, questionou-se acerca do conhecimento sobre a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UnB.

Avaliação da gestão da UnB

Tabela 3: Avaliação da gestão da UnB pelos discentes
Classe Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente Não conheço Conheço, mas nunca utilizei Sem resposta
A comunidade acadêmica é incentivada a participar da definição das políticas de gestão 20% 30% 0% 10% 10% 30% 0% 0%
As ações institucionais estão de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB 0% 10% 0% 0% 0% 90% 0% 0%
A Instituição faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 0% 10% 10% 20% 0% 60% 0% 0%
Os meios de comunicação da Instituição são eficazes 0% 30% 0% 50% 20% 0% 0% 0%
Os programas de apoio aos estudantes funcionam de modo satisfatório. 0% 20% 0% 50% 0% 20% 10% 0%
A emissão de documentos digitais estudantis como declarações, comprovante de matrícula e histórico escolar ficou mais fácil. 0% 0% 0% 0% 60% 20% 20% 0%
O sistema utilizado para a emissão de documentos digitais estudantis como declarações, comprovante de matrícula e histórico escolar funciona adequadamente. 0% 0% 0% 10% 50% 30% 10% 0%
O novo processo emissão de documentos digitais estudantis como declarações, comprovante de matrícula e histórico escolar representou uma mudança positiva em minha vida acadêmica. 0% 0% 10% 10% 40% 30% 10% 0%
É fácil realizar a solicitação de aproveitamento de estudos utilizando o Sistema Eletrônico de Informações (SEI). 0% 0% 0% 10% 0% 80% 10% 0%
O novo processo de aproveitamento de estudos, utilizando o SEI, facilitou a minha vida acadêmica. 0% 0% 0% 0% 10% 80% 10% 0%

Meios de comunicação utilizados

Tabela 4: Meios de comunicação utilizados para obter informações da UnB
Classe E-mail institucional Facebook Instagram Jornal Site institucional Twitter Outros
Discentes 40% 40% 30% 10% 60% 10% 0%

Ouvidoria

Tabela 5: Utilização dos serviços prestados pela Ouvidoria da UnB
Ouvidoria Discentes
Não, mas tenho conhecimento dos serviços prestados pela Ouvidoria. 50%
Não, pois não tenho conhecimento dos serviços prestados pela Ouvidoria. 40%
Sim, mas a resposta não foi útil. 10%

Infraestrutura

Tabela 6: Infraestrutura avaliada pelos discentes
Completamente Inadequado Parcialmente Inadequado Indiferente Parcialmente Adequado Completamente Adequado Não sei responder
Acesso a internet 40% 40% 20%
Condições de Acessibilidade Física no Campus 10% 50% 10% 20% 10%
Condições gerais dos auditórios 30% 10% 50% 10%
Espaços de convivência e alimentação (exceto RU) 10% 70% 20%
Espaços de Estudo (Exceto BCE e Blocos de Salas) 10% 50% 20% 20%
Espaços de Estudo da BCE 40% 60%
Espaços de Estudo dos Blocos de Salas 10% 40% 10% 40%
Estacionamento 10% 20% 30% 30% 10%
Iluminação Pública 10% 30% 60%
Instalações sanitárias 30% 40% 30%
Restaurante Universitário 20% 30% 40% 10%
Sala de Aula 40% 10% 30% 20%
Sala para Docente 20% 20% 20% 40%
Segurança do Campus 30% 10% 50% 10%
Suporte tecnológico para as atividades administrativas 10% 10% 60% 20%

Produção acadêmica

Tabela 7: A UnB me estimula a produzir publicações científicas, didático-pedagógicas, tecnológicas, artísticas ou culturais
Concordo parcialmente Concordo totalmente Indiferente
Discente 70% 20% 10%

Aspectos prioritários para o funcionamento da UnB

Tabela 8: os três aspectos prioritários mais votados pelos estudantes
Classe Investimento em pesquisa/iniciação científica Infraestrutura Física Comunicação/Divulgação/Informação
Discentes 40% 30% 20%